Segunda, 16 de Maio de 2022
27°

Muitas nuvens

Parintins - AM

Política CENÁRIO

Lula chega em 2022 com liderança em todas as pesquisas na corrida presidencial

Todas as pesquisas realizadas ao longo de 2021, apontaram a liderança do petista com probabilidade de vencer no 1º. turno

02/01/2022 às 22h21
Por: Eduardo Gomes
Compartilhe:
Lula (esq.) lidera em todas as pesquisas desde o início do ano passado
Lula (esq.) lidera em todas as pesquisas desde o início do ano passado

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou em 2022 liderando as pesquisas de intenção de votos. É o que indicou as últimas pesquisas do ano que passou pelos institutos Poder Data, Ipec e Datafolha divulgadas no último mês de dezembro. Embora cada um tenha metodologia diferente, os resultados são parecidos. Em todas as pesquisas o petista lidera com folga, assim como o presidente Jair Bolsonaro (PL), patina na segunda colocação.

Na última pesquisa realizada pelo PoderData, Lula lidera com 40% das intenções de votos enquanto Bolsonaro obteve apenas 30%. Já o Ipec indica o petista com 48% das intenções de voto e Bolsonaro com 21%. Com resultado similar ao Ipec, o Datafolha em sua última pesquisa indicou Lula com 47%, e o Presidente com 21%.

Desde março de 2021 quando mais de uma dezena de institutos intensificaram as pesquisas, Luiz Inácio Lula da Silva vem liderando com folga as intenções nas diversas rodadas, tanto no primeiro turno, bem como no segundo.

Já na segunda bateria de pré-candidatos à presidência, a busca por um nome para representar a terceira via, o cenário é desolador. Sérgio Moro (Podemos), Ciro Gomes (PDT), João Dória (PSDB), Simone Tebet (MDB), Rodrigo Pacheco (DEM), Alessandro Vieira (Cidadania) e o desconhecido André Janones (Avante), não chegaram alcançar a marca de 10%.

No cenário atual, a soma das intenções de votos dos candidatos de terceira via realizada por todos os institutos de pesquisa, mais o percentual atribuído ao presidente Jair Bolsonaro, indica que se a eleição fosse hoje, 2 de janeiro de 2022, o ex-presidente Lula venceria a eleição no primeiro turno.

DIVÓRCIO ANUNCIADO – O presidente Jair Bolsonaro tem neste primeiro trimestre de 2022 um grande desafio: reverter a sua impopularidade aferida pelos institutos de pesquisa. Caso não melhore sua performance eleitoral frente ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Centrão que é sua base de apoio desembarca de mala e cuia de sua candidatura.

PRAGMÁTICOS EM CARGOS E VERBAS – O Centrão já demonstrou seu pragmatismo oportunista em outros governos, Dilma e Michel Temer.

EXPECTATIVA – Em nível estadual, aliados do governador Wilson Lima aguardam a divulgação da primeira pesquisa de intenção de votos deste ano que se inicia na corrida ao governo do Estado.

REVERSÃO – Terceiro colocado nas intenções de votos com 17% das intenções de votos, atrás de Amazonino Mendes (sem partido) com 28,5% de intenções de votos e do senador Eduardo Braga com 20,2% da preferência do eleitorado, Wilson Lima com índice de 42,4% de reprovação, intensificou as ações do seu governo do último trimestre em várias frentes. Seus aliados esperam que os resultados de suas ações sejam traduzidos na próxima pesquisa, ultrapassando o segundo colocado, Eduardo Braga.

 

 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Jogo do Poder
Jogo do Poder
Sobre Tudo sobre os Bastidores do Poder e da Política na ótica do Jornalista Eduardo Gomes.
Parintins - AM Atualizado às 12h06 - Fonte: ClimaTempo
27°
Muitas nuvens

Mín. 25° Máx. 30°

Ter 32°C 23°C
Qua 28°C 22°C
Qui 29°C 21°C
Sex 28°C 20°C
Sáb 31°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias