Terça, 17 de Maio de 2022
23°

Pancada de chuva

Parintins - AM

Saúde Boletim da covid

Vigilância em Saúde explica que dados da Covid são publicados após contraprova do Lacen

A contraprova também faz a vigilância genômica, ou seja, além de identificar os casos positivos, ou não, do coronavírus também reconhece qualquer outro tipo de vírus no organismo.

28/12/2021 às 09h27 Atualizada em 28/12/2021 às 09h49
Por: Redação
Compartilhe:
Elaine Pires. Foto: Geandro Soares.
Elaine Pires. Foto: Geandro Soares.

 

Carlos Alexandre – CNA7
[email protected]

Parintins (AM) – A coordenadora da Vigilância em Saúde (FVS) de Parintins, Elaine Pires, explicou a metodologia usada para registrar os dados da Covid-19 no boletim epidemiológico diário divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA). O município segue orientação da nota técnica número 34 da Secretaria de Estado da Saúde (SEAS) que solicita, além do teste rápido antígeno, a contraprova com o PCR que é a amostra encaminhada para o Laboratório Central de Manaus (Lacen) para o diagnóstico definitivo. A contraprova também faz a vigilância genômica, ou seja, além de identificar os casos positivos, ou não, do coronavírus também reconhece qualquer outro tipo de vírus no organismo.

Após alguns questionamentos feitos pela população em relação aos números que não aparecem no boletim epidemiológico, Elaine esclarece que a pessoa que testa positivo no antígeno fica em isolamento preventivo e a Vigilância encaminha a amostra de PCR para o LACEN. “Só é dado o diagnóstico definitivo após o retorno do resultado do exame do PCR. Se esse resultado for positivo o paciente segue em isolamento. Se o resultado for negativo ele sai do isolamento. Então, somente se dá positivo no PCR é que a positividade é inserida no boletim epidemiológico diário”, explica Pires.

Com base nos dados devolvidos pelo Laboratório Central, no mês de setembro, foram registrados 4 casos da doença, em outubro 22 casos, no mês de novembro foram notificados 34 casos positivos e até o dia 26 de dezembro foram confirmados 52 casos. Elaine Pires explica também que entre as pessoas que se apresentam com os testes positivos 95% delas estão vacinadas com a segunda dose e estão apresentando sintomas brandos, mas 5% dessas pessoas ainda não foram imunizadas. “Nós tivemos uma internação somente detectada por PCR positiva da covid”, assegura. 

Foto: Liam Cavalcante 

Síndromes gripais 

Com o hospital Jofre Cohen e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) sendo procuradas por dezenas de pessoas relatando síndromes gripais, a profissional de saúde orienta a população quanto aos sintomas das síndromes gripais e síndromes respiratórias agudas graves. Elaine Pires explica que as síndromes gripais são acompanhadas de febre, dor de cabeça, dor nos olhos, dor nas articulações, dor no corpo e mal-estar generalizado. “A pessoa pode procurar uma avaliação médica na Unidade Básica de Saúde do município ou até mesmo na UPA de Bumbódromo”, orienta.

As síndromes respiratórias agudas graves apresentam sintomas como, dor no peito, na costa, dispneia, ou seja, a dificuldade de respirar. Com esses problemas a profissional de saúde alerta para o cuidado para quem tem comorbidades. “Com isso, mais uma vez é importante enfatizar o chamamento para vacinação. O município recebeu essa semana quatro mil e quinhentas doses de vacina, que estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde da zona urbana, zona rural e as quatro unidades básicas que tem um horário estendido das dezessete às vinte e uma horas”, finalizou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Parintins - AM
Parintins - AM
Sobre o município
Parintins - AM Atualizado às 05h12 - Fonte: ClimaTempo
23°
Pancada de chuva

Mín. 23° Máx. 31°

Qua 28°C 23°C
Qui 28°C 22°C
Sex 29°C 21°C
Sáb 31°C 21°C
Dom 31°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias