Quinta, 20 de Janeiro de 2022
29°

Pancada de chuva

Parintins - AM

Saúde Variante

Brasileiro vindo da África do Sul testa positivo para Covid-19, mas ainda não se sabe com qual variante

Segundo a Anvisa, ele já está em isolamento; ainda não é possível informar se foi infectado pela Ômicron

28/11/2021 às 17h50 Atualizada em 28/11/2021 às 18h29
Por: Redação Fonte: O Globo
Compartilhe:
Imagem do microscópio eletrônico mostra coronavírus infectando células cutivadas em laboratório. Foto: NIAID/NIH
Imagem do microscópio eletrônico mostra coronavírus infectando células cutivadas em laboratório. Foto: NIAID/NIH

SÃO PAULO e BRASÍLIA —  Um passageiro brasileiro vindo da África do Sul que desembarcou em Guarulhos, em São Paulo, no sábado, em um voo da Ethiopian Airlines, testou positivo para Covid-19. Ainda não se sabe se ele estaria com a nova variante Ômicron, segundo a Anvisa. O resultado do sequenciamento genético pode levar até cinco dias.  O paciente tem 29 anos, é morador de Guarulhos, na Grande São Paulo, está assintomático e passa bem. O jovem mora com os pais e deverá ficar em isolamento por 14 dias.

O passageiro chegou ao Brasil com teste negativo, assintomático. No entanto, após sua chegada, a Anvisa foi informada às 21h12 do sábado sobre o resultado positivo de novo teste de RT-PCR, realizado pelo laboratório localizado no aeroporto de Guarulhos.

Diante do resultado, a Anvisa notificou o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) nacional, estadual e municipal, às 1h07 do dia 28/11. A Vigilância epidemiológica do município de Guarulhos também foi acionada para acompanhamento do caso.

Segundo o secretário de Saúde do município, Ricardo Rui, o resultado do sequenciamento genético, que informa qual variante do coronavírus infectou o paciente e é feito no Instituto Adolfo Lutz, deve sair em até cinco dias.

— É importante dizer que ainda não sabemos qual é a cepa que causou a infecção. A amostra foi enviada ao Instituto Adolfo Lutz e deve demorar entre três e cinco dias para ter o resultado do sequenciamento — afirmou o secretário.

Segundo Rui, a prefeitura solicitou na sexta-feira ao Ministério da Saúde que seja providenciada barreira sanitária no Aeroporto de Guarulhos, uma vez que, além dos passageiros, as tripulações de voos comerciais e de carga também passam entre um e dois dias hospedada em hotéis da cidade, até retornar à origem em outro voo.

De acordo com o Ministério da Saúde, passageiros que estavam no mesmo voo também serão rastreados e monitorados.

Por causa da nova variante Ômicron, O Brasil vai fechar as fronteiras aéreas para passageiros vindos de seis países do Sul da África: África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue. No entanto, a medida só vale a partir de segunda-feira. A Anvisa também recomendou, no sábado, que Angola, Malawi, Moçambique e Zâmbia sejam incluídos na lista de países sujeitos a restrições.

Desde sexta-feira, muitos países em todo o mundo, incluindo os EUA, Canadá e as nações da União Europeia, anunciaram restrições ou proibições de viagem relativas ao Sul do continente africano. No sábado, o governo da África do Sul lamentou o fechamento de fronteiras aos seus cidadãos e viajantes, afirmando que o fato de o país ter descoberto a nova variante acabou por “castigá-lo”.

A nova variante também revela a disparidade entre os índices de vacinação em todo o mundo. Enquanto muitos países desenvolvidos administram doses de reforço, menos de 7% das populações nos países de baixa renda receberam a primeira dose, de acordo com grupos médicos e de direitos humanos.

 Por O Globo

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Parintins - AM Atualizado às 10h35 - Fonte: ClimaTempo
29°
Pancada de chuva

Mín. 24° Máx. 31°

Sex 32°C 24°C
Sáb 32°C 23°C
Dom 30°C 23°C
Seg 30°C 23°C
Ter 34°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias
.pos-ads-popup { position: relative; } .ads-popup:before { content: none; }