Domingo, 05 de Dezembro de 2021
25°

Pancada de chuva

Parintins - AM

Entretenimento & Cultura Pastorinhas

Em Sessão histórica, Câmara celebra Pastorinhas de Parintins

A solenidade também festejou os 21 anos de fundação da Associação Cultural das Pastorinhas de Parintins.

24/11/2021 às 18h35 Atualizada em 24/11/2021 às 18h46
Por: Redação
Compartilhe:
Fotos: Simone Brandão
Fotos: Simone Brandão

Com a finalidade de celebrar a tradição das Pastorinhas, a Câmara Municipal de Parintins realizou neste dia 24 de novembro uma Sessão Especial em homenagem a esta manifestação folclórica. A solenidade também festejou os 21 anos de fundação da Associação Cultural das Pastorinhas de Parintins. 

O Presidente da Câmara Mateus Assayag (PL) conduziu o evento, o qual contou com a participação da vice-presidente e autora da propositura, Vanessa Gonçalves (PP), das Vereadoras Brena Dianná (PSD) e Márcia Baranda (MDB), e de representantes da cultura, do turismo e de movimentos folclóricos da Ilha Tupinambarana. 

Ao se pronunciar, Vanessa Gonçalves ressaltou a essência das Pastorinhas na memória afetiva das famílias parintinenses. “Cresci ouvindo as Pastorinhas na Rádio Clube. No Natal, lembro do meu avô Gláucio (in memoriam) e meu pai Enéas (in memoriam) levando as Pastorinhas em casa, sempre brincamos. Então, é uma tradição que passa de geração a geração e esse sentimento de criança, de alma, eu transmito ao meu filho”, se emocionou a parlamentar. 

Ao evidenciar a importância desta manifestação popular, o Presidente da Câmara Mateus Assayag parabenizou a cada membro, brincante, mestres, mestras e envolvidos na rica tradição das Pastorinhas. Assayag enfatizou o fortalecimento, o resgate e a preservação das tradições da cidade e da história cultural do povo parintinense. 

 

Presidente da ACPP, Mara Siderval, ressaltou a valorização das pessoas que lutam e mantêm viva a tradição cultural. “A cultura salva vidas, é fundamental em todos os processos. É educação, respeito e amor. Sou orgulhosa de ser Pastorinha e vou defender as Pastorinhas com todas minhas forças”. Mara ainda agradeceu a contribuição da deputada estadual licenciada Alessandra Campêlo, autora da matéria que concedeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Amazonas às Pastorinhas. 

 

Mestre Gudú, da Pastoral do São José, agradeceu a realização da solenidade e afirmou que integra há 29 anos esta manifestação folclórica e nunca participou de um evento em homenagem às Pastorinhas. “Que gratificante esse momento agradável, divertido, de festa, onde os vereadores prestigiam a nossa brincadeira. Quero muito agradecer por esse momento, pois precisamos lutar para essa manifestação não acabar”, disse Gudú. 

O Folclorista Fred Góes, representante dos Movimentos Folclóricos de Parintins, destacou a importância cultural que as Pastorinhas têm na comunidade parintinense. “A organização das pastorinhas estão trazendo de volta essa força que elas exercem sobre a formação do nosso povo, da nossa gente”, frisou Fred. 

Durante a solenidade, a Vereadora Vanessa Gonçalves entregou Moção de Aplausos e Parabenizações às Pastorinhas de Parintins. Assim como foi lançado na Câmara o Documentário: “SÍNTESES, HISTÓRIAS E VIDAS DE MESTRAS E MESTRES”, idealizado pela Associação Cultural das Pastorinhas de Parintins. 

O Poder Legislativo reconhece, valoriza e incentiva a continuidade das tradições que compõem a identidade cultural do povo parintinense. E hoje celebra essa manifestação folclórica que homenageia o nascimento do Menino Jesus. 

Por Karine Nunes e Mayara Carneiro  

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Parintins - AM
Parintins - AM
Sobre o município
Parintins - AM Atualizado às 02h36 - Fonte: ClimaTempo
25°
Pancada de chuva

Mín. 25° Máx. 30°

Seg 30°C 25°C
Ter 29°C 24°C
Qua 30°C 24°C
Qui 32°C 25°C
Sex 32°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias
.pos-ads-popup { position: relative; } .ads-popup:before { content: none; }