Segunda, 17 de Janeiro de 2022
30°

Pancada de chuva

Parintins - AM

Política ELEIÇÕES 2022

Bolsonarismo pariu sua cria: Sérgio Moro

Sérgio Moro se filia ao Podemos com o mesmo discurso demagógico de seu criador, Jair Bolsonaro

10/11/2021 às 20h13 Atualizada em 10/11/2021 às 20h49
Por: Eduardo Gomes
Compartilhe:
Sérgio Moro ao lado de seu ex-chefe, Jair Bolsonaro dá o primeiro passo rumo à sua candidatura
Sérgio Moro ao lado de seu ex-chefe, Jair Bolsonaro dá o primeiro passo rumo à sua candidatura

O bolsonarismo efetivou hoje a produção de sua primeira cria. Ela está materializada na figura do ex-juiz federal e ex-ministro da Justiça Sérgio Moro que hoje deu o primeiro passo como pré-candidato extraoficialmente para a Presidência da República nas eleições do próximo ano ao se filiar no Podemos.

Moro que foi o carrasco do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, líder nas pesquisas de opinião, já começou mal. Usou da mesma retórica demagógica de Bolsonaro na campanha presidencial de 2018, que após empossado, abandonou apesar de tê-lo nomeado Ministro da Justiça. O resultado está aí após três anos de um governo transloucado. 

Do ponto de vista prático, a criatura se lança para destruir seu criador. É o que se vislumbra inicialmente.

Uma eventual candidatura de Sérgio Moro é um mal sinal para Jair Bolsonaro que tenta conter a sangria do eleitorado que o elegeu, na busca da reeleição. Dos 55,13% dos votos válidos, Bolsonaro contaria em princípio com menos de 30% dos votos válidos em um eventual segundo turno. O presidente tem o maior índice de rejeição, resultado do grave cenário econômico do País, com aumento da inflação, alto índice de desemprego, fantasmas que afetam a maioria dos lares brasileiros.

Uma candidatura de Sérgio Moro não abalaria o Lulopetismo, cujos votos já estão consolidados como mostram as várias pesquisas de diferentes institutos ao longo desse ano. Em todas as simulações já feitas, Lula liderada com folga no primeiro e segundo turno.

Ele faria e já começa a fazer estragos na chamada terceira via, a alternativa para fugir do Lulopetismo e Bolsonarismo, os quais eu costumo dizer que são irmãos siameses.

A pesquisa realizada pela Genial Investimentos e Quaest Consultoria a pouco mais de 11 meses da eleição, indica que Sérgio Moro já surge em terceiro lugar empatado com Ciro Gomes (PDT), com uma pequena vantagem numérica em relação ao pedetista, mas ainda está na casa de um dígito como os demais pré-candidatos, os tucanos João Dória e Eduardo Leite, Luiz Henrique Mandetta e Rodrigo Pacheco ambos do recém-criado União Brasil, resultado da fusão do DEM com o PSL.

A candidatura de Sérgio Moro acentuaria a sangria de votos de Bolsonaro. Setores da classe média, militares e parte do empresariado insatisfeitos com o capitão presidente podem migrar para Moro. Ele pode ganhar um pouco mais de musculatura eleitoral se mantiver crescimento nas pesquisas, se distanciando dos demais pré-candidatos.

Moro tem diante de si grandes desafios. Elevado à condição de herói da Lava-Jato na década de 2010, o ex-juiz viu a sua imagem derreter após o Supremo Tribunal Federal anular todos os processos contra o ex-presidente Lula, tornando-o vítima do ex-juiz.

Na campanha que se avizinha, ele terá que se explicar diante do eleitorado, os processos contra o ex-presidente do PT e seu envolvimento com o Bolsonarismo. Não será uma tarefa fácil.

A retórica da anticorrupção em campanha eleitoral não tem mais efeito no eleitorado, ávido de emprego e renda. Ele terá que apresentar ao País, um programa de governo consistente para atacar o caos econômico criado pelo bolsonarismo irresponsável. 

Os brasileiros não aguentam mais a demagogia.

(Facebook: https://www.facebook.com/eduardogomesam - Twitter: @egopavulagem)   

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Jogo do Poder
Jogo do Poder
Sobre Tudo sobre os Bastidores do Poder e da Política na ótica do Jornalista Eduardo Gomes.
Parintins - AM Atualizado às 17h43 - Fonte: ClimaTempo
30°
Pancada de chuva

Mín. 24° Máx. 30°

Ter 31°C 24°C
Qua 29°C 23°C
Qui 30°C 23°C
Sex 31°C 24°C
Sáb 32°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias
.pos-ads-popup { position: relative; } .ads-popup:before { content: none; }