Domingo, 05 de Dezembro de 2021
25°

Pancada de chuva

Parintins - AM

Especial Aniversário

Parintins 169 anos: expectativas vencem a pandemia e comemoram um novo momento

Mesmo ainda usando máscara, as pessoas começam a respirar ares melhores e a expectativa é que um novo normal chegue e que os tambores de outrora voltem a rufar alegremente.

15/10/2021 às 11h05 Atualizada em 17/10/2021 às 18h13
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Rafael Prado
Foto: Rafael Prado

Eldiney  Alcântara - Especial CNA7 

[email protected]

 

Com quase dois séculos de fundação, o município de Parintins é um dos nomes mais conhecidos do Estado do Amazonas. É desta terra de águas barrentas, matas verdes e festas coloridas que nasce uma das maiores identidades culturais e artísticas da região norte, o Festival Folclórico de Caprichoso e Garantido. Parintins completa 169 anos neste dia 15 de outubro de 2021 e comemora um período que aos poucos se distancia da maior pandemia da história e tenta esquecer momentos difíceis que assustaram o país.

 

No início do ano, Parintins vivenciou o pico da pandemia do novo coronavírus e virou notícia em rede nacional. O drama vivido no hospital Jofre Cohen, referência no tratamento da Covid-19 no município, causou medo à população. A falta de oxigênio, a lotação de leitos, o aumento no número de casos e tantos outros problemas frustraram expectativas em diversos setores da sociedade.

Aos poucos a doença foi controlada e logo apresentou dados melhores que qualquer outra cidade no Estado e até no Brasil. A seriedade do momento fez esquecer a falta da alegria e da irreverência do Carnailha, a festa de Carnaval que todos os anos atraía multidões pelas ruas. O parintinense encontrou novas formas de brincar o Boi-Bumbá, a maior festa do município. Porém,  novo horizonte já se mostrava ao longe, no maior rio do mundo, o Amazonas, que passa em frente à cidade.

Saúde, cultura, educação e economia 

Parintins comemora os 169 anos com mais de 90% da população vacinada (2° dose) e já iniciou a dose de reforço aos grupos prioritários. A saúde na cidade é um setor que mais cresceu. Além da queda nos números negativos da Covid-19, o município tornou-se o único do Amazonas a possuir leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), melhorias que contrastam com o possível fechamento total do hospital Padre Colombo, que alegou falta de recursos para manter o atendimento.

O médico Rafael Fonseca atuou na linha de frente da Covid-19 e viveu o drama e o sufoco de corredores e salas lotadas de pacientes. Hoje ele comemora o aniversário de Parintins exaltando a inexistência de paciente vítimas do novo coronavírus no hospital. "Vamos celebrar a vida, principalmente, por estarmos aqui. Agradecer também hoje com os casos de Covid zerados no município. A perspectiva daqui pra frente são as melhores, por dias melhores. Vivemos dias sombrios ano passado. Hoje é um dia de celebrar. Nós profissionais da saúde, médicos, enfermeiros, técnicos, auxiliares, povo dos serviços gerais, não esquecendo deles que eles foram também fundamentais nessa pandemia. Então, é um dia de gratidão", enalteceu.

Mesmo ainda usando máscara, as pessoas começam a respirar ares melhores e a expectativa é que um novo normal chegue e que os tambores de outrora voltem a rufar alegremente. Na arte e na cultura, artistas de Caprichoso e Garantido vivem a possibilidade de um novo momento. A classe foi um das mais afetadas pela pandemia e somente no segundo semestre do ano conseguiu trabalhar de forma mais direta.

O artista Alessandro Oliveira trabalha com figurinos no Festival de Parintins há 24 anos e sentiu na pele a falta de trabalho. Segundo ele, a pandemia alertou o mundo sobre a valorização do artista e de se criar alternativas para os profissionais da arte. Ele destaca ainda a importância do Festival Folclórico de Parintins. "A cabeça do artista tá fervendo de ideias novas, de ideias inovadoras e cheio de ideias pro festival pra esse novo festival que vem. Todo artista tá esperando por esse festival, mesmo porque esse festival é o que gera muito emprego e sustenta vários artistas como eu", destacou.

Na educação, Parintins caminha com mais naturalidade. As aulas das redes estaduais e municipais foram retomadas, mas seguindo ainda os protocolos de segurança em saúde. As universidades também já se preparam para a retomada dos trabalhos de forma total. O acadêmico Luis Eduardo Sá, 25 anos, estudou on linde seu curso de Zootecnia, na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Ele teve Covid-19 e passou algumas semanas doente, mas agora acredita que é um momento crescimento.

"Renascimento, superação!

Uma história triste foi iniciada nesse período pandêmico. Nem todos puderam ter uma história feliz, mas o que eu vejo para Parintins é um renascimento. Tiramos desses momentos difíceis um conhecimento que se tornou luz. Afinal, estávamos e ainda estamos enfrentando uma crise, mas brasileiro tem pé firme, acredito que aprendemos muito com isso e esse aprendizado vai fazer Parintins renascer", contou esperançoso.

O emprego se tornou difícil e quem era empregado fez de tudo para manter o emprego. Parintins mostrou mais uma vez que é um legado de guerreiros Parintintin. A jovem Gabriela Nunes, 24 anos, há 1 ano 7 meses conseguiu o emprego de gari, função que muitas vezes não é aceita por pessoas da idade dela. Porém, foi essa renda que ajudou a sustentar a família num período tão difícil. Ela conta que enfrentou dificuldades no pico da pandemia, mas, agora, as coisas estão voltando à normalidade. "Eu estou muito feliz. Estamos voltando à rotina. Mas, vamos se prevenir. Ainda estamos em confronto com a pandemia e ainda não acabou.  Por isso, temos que nos prevenir", recomendou.

Neste dia 15 de Outubro Parintins volta a comemorar seu aniversário nas praças, nas escolas, ruas, em eventos esportivos e, principalmente, nas esperançosas expectativas de artistas, donas de casa, estudantes, garis, professores, jovens, homens e mulheres que acreditam que o município está vencendo a pandemia do novo coronavírus e construindo dias melhores de desenvolvimento.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Parintins - AM
Parintins - AM
Sobre o município
Parintins - AM Atualizado às 01h15 - Fonte: ClimaTempo
25°
Pancada de chuva

Mín. 25° Máx. 30°

Seg 30°C 25°C
Ter 29°C 24°C
Qua 30°C 24°C
Qui 32°C 25°C
Sex 32°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias
.pos-ads-popup { position: relative; } .ads-popup:before { content: none; }