Sexta, 24 de Setembro de 2021
24°

Pancada de chuva

Parintins - AM

Geral Pará

Hospital de Clínicas amplia uso de açaí na alimentação como recurso terapêutico

Pacientes das UTIs adulto e coronariana já experimentam o sabor do açaí como sobremesa

11/09/2021 às 14h32 Atualizada em 11/09/2021 às 14h37
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Compartilhe:

Aos 52 anos, Maria do Socorro Rocha ainda tem dificuldades para lembrar qual o maior período que havia ficado sem tomar açaí. Mas a última semana, segundo ela, certamente estava nessa lista. Assim como muitos paraenses, o hábito de tomar açaí era diário para ela, que precisou ser suspenso depois de uma cirurgia no coração feita no Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC), em Belém.

Nesta sexta-feira (10), enquanto ainda se recupera do procedimento cirúrgico, Maria do Socorro foi surpreendida com uma sobremesa especial após o almoço. “Eu fiquei muito feliz. Estava sentindo falta, e não esperava poder voltar a tomar açaí antes de voltar para casa”, contou a paciente.

Referência em cardiologia, nefrologia e psiquiatria no Pará, o Hospital de Clínicas vem experimentando a oferta de açaí aos pacientes com o objetivo de favorecer a adesão ao tratamento, a partir do resgate de memórias afetivas despertadas pelo alimento, o que influencia também em outros resultados positivos, além do ganho nutricional. 

A experiência mais recente havia sido feita com crianças na Clínica Pediátrica. Desta vez, os beneficiados foram pacientes em tratamento nas unidades de Terapia Intensiva (UTIs) adulta e coronoriana. Assim como na primeira vez, a oferta do açaí foi feita de acordo com uma avaliação multiprofissional de cada paciente e do estágio do tratamento.

Recurso no tratamento- “Alguns pacientes estão conosco há mais de uma semana, e o nosso objetivo é que eles possam retornar o quanto antes à rotina de alimentação normal, de forma segura e dentro das condições de cada um. Usamos o açaí como recurso para que eles possam entender a alimentação como parte do tratamento, evitando o retorno ao uso de dispositivos auxiliares, como sondas, para isso”, explicou a fonoaudióloga Karina Sayumi.

Responsável pelo setor de Nutrição no HC, Lorena Cunha detalhou os diferentes benefícios do uso do açaí no tratamento dos pacientes e os projetos futuros de ampliar a oferta do alimento, de acordo com as restrições de cada paciente. “Além de garantir uma alimentação regionalizada, com memórias afetivas que proporcionam prazer e satisfação, do ponto de vista nutricional é um alimento rico em fibras, cálcio, vitaminas e proteínas vegetais, com alto poder antioxidante, e auxilia no fortalecimento do sistema imunológico. Por isso, estamos com o objetivo de continuar ampliando essa oferta do açaí como sobremesa, sempre de acordo com as restrições de cada paciente”, acrescentou a nutricionista.

Por Marcelo Leite (HC)
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Parintins - AM Atualizado às 05h56 - Fonte: ClimaTempo
24°
Pancada de chuva

Mín. 24° Máx. 30°

Sáb 30°C 23°C
Dom 30°C 24°C
Seg 30°C 24°C
Ter 32°C 24°C
Qua 37°C 25°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias