Quinta, 29 de Julho de 2021 17:48
92 985461091
Poder Jornalismo

Sindicato dos Jornalistas vai ampliar combate a fake News no interior

O Jornalista Wilson Reis aposta no selo que vai separar jornalistas de propagadores de notícias falsas

20/07/2021 05h30
Por: Redação
Wilson Reis - presidente do Sindicato dos Jornalistas do Amazonas. Foto: Divulgação
Wilson Reis - presidente do Sindicato dos Jornalistas do Amazonas. Foto: Divulgação

Carlos Alexandre – CNA7
[email protected]

Parintins (AM) - O combate a desinformação vai avançar também no interior do estado do Amazonas e deve começar pelo município de Parintins. O anúncio foi feito ao Portal CNA7 pelo presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Amazonas, Wilson Reis. Atualmente, muitas pessoas tem propagado em sites de notícias e em redes sociais informações mentirosas, que denigrem, difamam e agridem pessoas ou entidades.

A intenção do sindicato é criar um selo que possa classificar produções jornalísticas feitas por jornalistas. “O jornalismo tem um compromisso com a sociedade bem maior no que diz respeito a credibilidade, a qualidade de como ele tem que ser feito, a relação ética que ele tem que garantir nessa relação com a própria sociedade pra que o público que consome, a sociedade que consome notícia ela possa receber essa produção de melhor qualidade... Então, essa preocupação do sindicato vai sair do campo da preocupação pra questão prática”, anuncia Wilson Reis.

Núcleo do Sindicato

A cidade de Parintins forma todos os anos dezenas de jornalistas e o mercado de trabalho não está absorvendo esses profissionais. Muitos deles estão seguindo para outras áreas e outros deixando a cidade para atuar em novas regiões na área da comunicação. Quem permanece no município acaba atuando em assessoria de imprensa.

Para fortalecer o  Jornalismo local o Sindicato pretende criar um núcleo que possa estreitar a relação entre o sindicato, os profissionais e a universidade. “Essa relação aproveita o que há de melhor em expertise, em experiências que, hoje nós aqui em Manaus, já sabemos que Parintins tem, em função de ter formação acadêmica através da Universidade Federal, e da própria expertise que vem da relação prática desse mercado. Então, as duas coisas se somam (a criação do selo e o núcleo do sindicato) e eu acho que serão extremamente positivas para o jornalismo no estado do Amazonas”, conclui.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Parintins - AM
Atualizado às 18h29 - Fonte: Climatempo
31°
Pancada de chuva

Mín. 26° Máx. 32°

32° Sensação
3.9 km/h Vento
46.4% Umidade do ar
67% (25mm) Chance de chuva
Amanhã (30/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 25° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens e chuva
Sábado (31/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias