Domingo, 13 de Junho de 2021 07:56
92 985461091
Polícia Crime organizado

Granada é lançada contra a delegacia de polícia, mas não detona, viatura e escola são incendiadas em Parintins.

Na comunidade de Vila Amazônia dois suspeitos foram presos. Edilson Afonso da Silva, 28, e o homem conhecido como “Macaquinho” que conseguiu fugir pulando da viatura da polícia.

06/06/2021 12h40 Atualizada há 7 dias
Por: Redação
Foto: Aroldo Bruce
Foto: Aroldo Bruce

Cleimer Carneiro – Especial CNA7
[email protected]

Parintins (AM) – A madrugada foi tensa em Parintins quando alguns patrimônios públicos foram alvos de vândalos, que suspostamente seriam integrantes de facções criminosas. Eles atearam fogo em uma viatura da Polícia Militar, na escola municipal Santa Luzia, localizada na comunidade suburbana do Macurani, tentaram incendiar a Unidade Básica de Saúde Padre Francisco Lupinno na comunidade de Vila Amazônia, uma ambulância e um ônibus.

A ação ainda lançou uma granada contra o prédio da Polícia Civil no bairro Itaúna II, mas o explosivo não detonou e foi encontrado nesta manhã pelos investigadores de plantão. “Após uma denúncia foi averiguado e encontrado 01 granada preta sem pino”, contou um dos policiais.

Viatura da PM estava em uma oficina. Foto: Aroldo Bruce

Na escola Santa Luzia, o ataque ocorreu com coquetel molotov quando dois homens levaram litros de gasolina e pedaços de pano e lançaram contra a escola. Houve uma explosão e logo o fogo começou a se propagar, mas foi debelado com o extintor de incêndio pelo segurança do educandário. “È revoltante esse ato que fizeram contra o patrimônio público. Já registramos o boletim de ocorrência e agora esperar as investigações da polícia civil”, contou o secretário de educação Azamor Pessoa.

O forro da escola foi destruído pelas chamas. 

A viatura incendiada estava em uma oficina.

Na comunidade de Vila Amazônia, o diretor da unidade de saúde, Jesiel Prata, se mostrou bastante assustado com a ação. “Eles tentaram contra a vida do vigia, encurralaram o vigia e tentaram atear fogo no ônibus da UBS e na UBS”, confirmou. Ele pediu ajuda das autoridades para que reforcem a segurança da llocalidade. “As autoridades precisam ver isso e reforçar a segurança de Vila Amazônia, pois a Vila é a porta de entrada de outros estados para Parintins”, apelou.

Edilson Afonso da Silva 

Macaquinho fugiu pulando da Viatura  

Na comunidade de Vila Amazônia dois suspeitos foram presos. Edilson Afonso da Silva, 28, e o homem conhecido como “Macaquinho” que conseguiu fugir pulando da viatura da polícia. Ambos têm extensa ficha criminal. O comandante do 11º Batalhão de Policia Militar de Parintins, Coronel Corrêa Jr informou que os ataques foram simultâneos em Manaus, Parintins e Careiro Castanho. Ele ainda informou que os ataques podem ter ligação com ações da Facção criminosa Comando Vermelho.

O governador do estado do Amazonas, Wilson Lima, informou que vai reforçar a segurança nas ruas de Manaus neste domingo. Em um post em suas redes sociais ele não especifica se a mesma determinação vale para o interior, uma vez que, no interior o número de policias é limitado para o número populacional, sem contar a precariedade de equipamentos. “Determinei as forças de segurança que reforcem o policiamento nas ruas neste domingo. Criamos o comitê para a apurar os atos de vandalismo na capital e região metropolitana e punir os responsáveis. Não toleramos o crime organizado e vamos continuar combatendo o tráfico de drogas”, escreveu o chefe do executivo estadual

A Secretaria de Segurança Pública se manifestou por  meio de nota e anunciou a criação do comitê de Crise para apurar as denúncias de Parintins e Carreiro Castanho. Confira a nota na íntegra. 

NOTA OFICIAL

Secretaria de Segurança Pública do Amazonas

A Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) informa que um comitê de crise foi criado para apurar as denúncias de ônibus incendiados e depredação de prédios em Manaus e nos municípios de Parintins e Careiro Castanho, neste domingo (06/06).

De acordo com o secretário de Segurança, coronel Louismar Bonates, o policiamento está sendo reforçado para que o direito de ir e vir da população não seja prejudicado.

A motivação das ações de vandalismo se deu em razão da morte de um traficante. Informações iniciais, levantadas pelo departamento de inteligência da SSP-AM, apontam que a ordem de depredação partiu de um presídio. Os nomes dos mandantes também já estão sendo levantados e estes serão, posteriormente, transferidos para um presídio federal.

Ao todo, 14 ônibus e duas viaturas foram incendiadas. Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foi interceptada por criminosos.

A cúpula da segurança estadual continua reunida traçando estratégias para evitar que novas ações como esta venham a acontecer.

Atendimento de ocorrências – O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), por meio do disque-emergência 193, registrou, entre a noite deste sábado (05/06) e a madrugada de hoje (06/06), 17 ocorrências de incêndio em Manaus. De acordo com o Centro de Operações Bombeiro Militar (Cobom) foram contabilizados 16 incêndios em veículo, um em comércio e outro em um transformador de energia elétrica.

Os incêndios em veículos ocorreram em diversos bairros de Manaus, dentre eles Planalto, Petrópolis, Santa Etelvina, São José 2, Novo Aleixo, Cidade de Deus, Japiim, Tarumã Açu, Jorge Teixeira, Armando Mendes e Flores.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Amazônia
Sobre Amazônia
Notícias sobre a Amazônia!
Parintins - AM

Parintins - Amazonas

Sobre o município
Parintins - AM
Atualizado às 08h51 - Fonte: Climatempo
25°
Poucas nuvens

Mín. 20° Máx. 31°

25° Sensação
9.8 km/h Vento
69.8% Umidade do ar
90% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (14/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Terça (15/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias