Domingo, 13 de Junho de 2021 07:03
92 985461091
Geral 18 de maio

No dia de combate ao abuso sexual, Conselho Tutelar acompanha caso de homem suspeito de estuprar filha e neta

O caso é investigado pela polícia. Por medo e por morar com o suposto abusador mulher nunca teve coragem de denunciar o que foi feito por um integrante da família

18/05/2021 15h16
Por: Redação
No dia de combate ao abuso sexual, Conselho Tutelar acompanha caso de homem suspeito de estuprar filha e neta

Carlos Alexandre – CNA7 

[email protected] 

Parintins (AM) - No Dia de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Crianças e Adolescentes (18 de Maio), o conselho tutelar acompanha uma criança que foi abusada pelo avô em Parintins. Durante as investigações a polícia descobriu que a mãe da menor já havia sido abusada pelo mesmo agressor quando era criança e nunca havia falado sobre o crime.

Segundo o coordenador do Conselho Tutelar, João Maurício Lago, o caso confirma que os maiores índices de violência estão dentro da casa das vítimas. “Uma criança na qual a mãe não teve coragem. A mãe havia passado pela situação de violência com o próprio agressor, no caso o avô da criança e depois de algum tempo essa criança também passou pela situação do abuso sexual. Infelizmente essa mãe, tendo passado e não tendo contado pra ninguém, ela se sentiu muito só, muito agoniada e morava junto e não teve coragem de fazer a denúncia. Então, chegou por outro meio, por outro familiar a denúncia ”, explicou.

O caso é apurado pela polícia e, como não houve o flagrante, os depoimentos estão sendo tomados para concluir o inquérito e enviar para a justiça.

Números 

Em 2020 foram registrados 1.336 atendimentos com os maiores índices para violência psicológica e violência física com 200 registros, 123 casos de conflitos familiares e 66 de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Com o crescimento das denúncias de violência contra menores a Rede de Proteção entende que o aumentam dos comunicados revelam que a população tem tido mais confiança nos órgãos de defesa do menor. “Os índices de registros no disk 100, em 2020, caíram 12% nos meses de março e junho se comparado ao mesmo período de 2019. Hoje as pessoas começam a confiar mais na Rede de Proteção e passam a denunciar mais”, informou.

“Nós tivemos um aumento significativo de 50% de registros se comparado a 2019 e em um período da necessidade do isolamento social, as crianças passam mais tempo em casa e nós ficamos imaginando o que essas crianças e adolescentes estão passando”, lamenta Mauricio.

Programação

Uma sessão na Câmara Municipal de Parintins, palestras nas comunidades rurais coordenadas pela Rede de Proteção e um manifesto no fim da tarde desta terça-feira (18/05), na praça da Catedral de Nossa Senhora do Carmo, marcam o encerramento da programação de combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, em Parintins.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Parintins - AM

Parintins - Amazonas

Sobre o município
Parintins - AM
Atualizado às 07h50 - Fonte: Climatempo
23°
Poucas nuvens

Mín. 20° Máx. 31°

23° Sensação
11.8 km/h Vento
76.9% Umidade do ar
90% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (14/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Terça (15/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias