Domingo, 13 de Junho de 2021 07:57
92 985461091
Geral Constrangimento

Gestor de escola em Parintins é condenado por cortar cabelo de estudante

O pai da adolescente acusou o militar aposentado de submeter sua filha a constrangimento ilegal ao ter cortado parte do cabelo dela.

12/05/2021 09h30 Atualizada há 1 mês
Por: Redação Fonte: Rádio Alvorada
Gestor de escola em Parintins é condenado por cortar cabelo de estudante

 

Parintins (AM) - A juíza Larissa Padilha Roriz Penna, titular do Juizado Especial Cível e Criminal de Parintins, condenou o gestor da Escola Municipal Tsukasa Uetsuka, Ernesto de Jesus Cardoso, a três meses de prisão em regime aberto, perda dos direitos políticos no mesmo período da pena e pagamento dos custos processuais. A informação publicada de forma exclusiva é do jornalista Marcondes Maciel da Rádio Alvorada.

A sentença foi assinada no dia 8 de abril deste ano, após audiência virtual e ainda cabe recurso. A pena é o resultado do processo judicial movido pelo senhor Alfredo da Silva Costa contra Ernesto, que também já atuou como vereador no município.

O pai da adolescente acusou o militar aposentado de submeter sua filha a constrangimento ilegal ao ter cortado parte do cabelo dela. O fato aconteceu no dia 4 de novembro de 2019 nos corredores da Escola Tsukasa Uetsuka a primeira denúncia foi feita nas redes sociais.

“Esse caso começou em novembro de 2019 quando minha filha chegou em casa e falou que o cabelo dela tinha sido cortado na escola e ela disse que foi o Ernesto (Cardoso). Ela estava no corredor da escola com umas cinco colegas e nessa hora o Ernesto passa e com uma tesoura cortou uma mecha do cabelo dela. Minha filha disse que ele (Ernesto) falou que foi tipo um castigo”, afirmou o pai da estudante.

Diante da condenação do gestor da Escola Tsukasa Uetsuka, o pai da adolescente pede o afastamento do militar da direção da escola. “A condenação dele me trouxe alívio, sensação de justiça feita. Só que para meu espanto ele não foi afastado das funções, ele continua na direção onde meus filhos estudam”, cobrou Alfredo Costa.

No dia 13 de abril deste ano, o pai da adolescente protocolou na Semed requerimento solicitando a abertura de processo administrativo contra o gestor Ernesto.  Além de Ernesto, outros dois servidores da escola foram denunciados.

Clique aqui e baixe a decisão da juíza Larissa Padilha

O outro lado

O gestor Ernesto Cardoso afirmou que se trata de perseguição sistemática do senhor Alfredo contra a direção e a outros servidores da Escola Tsukasa Uetsuka por serem militares. “Na realidade esse cidadão começou a ser contra a permanência dos militares na escola desde o primeiro dia que assumimos e reunimos com a comunidade escolar no ano de 2018. Depois disso, houve muitas tentativas dele tentar denegrir, difamar, não só a minha pessoa, mas dos demais militares e da própria escola. Inclusive, já tivemos outros militares que foram condenados por questões infundadas, e depois ele fez uma acusação a mim e esse processo foi julgado. Houve uma decisão da Justiça e essa decisão nós recorremos nos tribunais superiores, e vamos aguardar o resultado”, afirmou o gestor Cardoso.

A reportagem da rádio Alvorada entrou em contato com o secretário de Educação, Azamor Pessoa. Ele preferiu não gravar entrevista, mas confirmou ter conhecimento do requerimento protocolado pelo pai da adolescente e também do conteúdo da sentença judicial contra o gestor Ernesto Cardoso. Azamor disse que todos os documentos foram encaminhados para o departamento jurídico da Semed e após análise e um parecer irá se manifestar.

Texto: Marcondes Maciel

Leia mais no site da Rádio Alvorada

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Parintins - AM

Parintins - Amazonas

Sobre o município
Parintins - AM
Atualizado às 08h51 - Fonte: Climatempo
25°
Poucas nuvens

Mín. 20° Máx. 31°

25° Sensação
9.8 km/h Vento
69.8% Umidade do ar
90% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (14/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Terça (15/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias