CRUZADA

Prefeitura orienta barcos recreio, lanchas, hotéis e pousadas

Vigilância em Saúde reúne representantes para orientar quanto aos procedimentos a serem adotados nas ações de prevenção contra o surto do novo coronavírus.

17/03/2020 17h28
Por: Eduardo Gomes
Reunião da Vigilância em Saúde para orientar procedimentos de prevenção contra o Covid-19. (Foto: Eduardo Gomes)
Reunião da Vigilância em Saúde para orientar procedimentos de prevenção contra o Covid-19. (Foto: Eduardo Gomes)

Identificar a origem dos passageiros e detectar aqueles que apresentam sintomatologia gripal, dotar as embarcações com um enfermeiro e técnico de enfermagem à bordo, providenciar máscaras e equipamento de proteção individual para a tripulação, reservar um camarote para servir de isolamento nos barcos recreios para possíveis pacientes suspeitos, comunicar antes de atracar em Parintins os possíveis casos suspeitos. Estas foram algumas orientações passadas ontem pela equipe de Vigilância em Saúde na reunião com representantes dos barcos recreios, lanchas, de agências de viagens, hotéis em lanchas, liderada pela coordenadora de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Parintins, Elaine Pires.

Os barcos e lanchas são os principais meios de transporte de passageiros em Parintins, muitos dos quais oriundos de outras regiões do País, principalmente Rio de Janeiro e São Paulo após escala em Manaus.

No encontro, ela anunciou a implantação de plantão no aeroporto e no Porto oficial da cidade, como parte da estratégia de contenção da expansão do surto de Covid-19.

“Nós estamos montando uma equipe para resposta rápida”, afirmou a Coordenadora de Vigilância em Saúde do Município.

Uma das preocupações da Vigilância Sanitária é em relação as lanchas rápidas. São sete embarcações que fazem o percurso Parintins/Manaus/Parintins. Os representantes foram orientados a adotarem o procedimento padrão de limpeza e desinfecção do ambiente a cada viagem.

Uma das preocupações manifestada na reunião em relação as embarcações é evitar pânico entre os passageiros caso haja uma suspeita de gripe a bordo, procurando orientá-los aos procedimentos a serem adotados no transcurso da viagem.

Os representantes de hotéis e pousadas foram orientados a informarem alguma situação de hóspedes apresentando sinais de gripe e as agências informar antecipadamente a chegada de passageiros a Parintins.

Desde a segunda-feira a Prefeitura de Parintins vem adotando uma série de medidas visando a prevenção da propagação do surto de coronavírus e minimizar os efeitos de possíveis casos que venham a ser registrados no município.

Além dos decretos assinados pelo prefeito Frank Bi Garcia, primeiro prefeito do interior a instituir medidas de prevenção no Estado, a Prefeitura vem promovendo uma série de reuniões com diversos segmentos para orientar e conscientizar quanto ao enfrentamento do surto de Covid-19, classificada como Pandemia, por estar presente em mais de 120 países.

Segundo Elaine Pires com o reforço das equipes por meio de contratações temporárias, a Vigilância em Saúde além do aeroporto e porto, vai atuar nos locais onde há movimento de embarcações como na rampa do mercado, em frente aos Correios e na Francesa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Parintins - AM
Atualizado às 00h28
24°
Muitas nuvens Máxima: 30° - Mínima: 23°
24°

Sensação

5.6 km/h

Vento

84.7%

Umidade

Fonte: Climatempo
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas