COVID-19

Colômbia e Peru fecham fronteira na região de tríplice fronteira

Enquanto países vizinhos tomam medidas para conter a propagação do novo coronavírus nos municípios brasileiros nenhuma ação foi adotada para prevenir a expansão do surto.

17/03/2020 08h42Atualizado há 3 semanas
Por: Eduardo Gomes
Colômbia fecha fronteira em Letícia em ação preventiva contra propagação do Covid-19. (Foto: Marcello Bhacana)
Colômbia fecha fronteira em Letícia em ação preventiva contra propagação do Covid-19. (Foto: Marcello Bhacana)

Os governos da Colômbia e Peru fecharam suas fronteiras como ação preventiva contra a disseminação do Covid-19. A meia-noite desta segunda-feira foi fechada a fronteira entre as cidades gêmeas de Letícia (Colômbia) e Tabatinga (Brasil). O fechamento foi parcial segundo informações da Fronteira/TV de Tabatinga. O trânsito de veículos, motos e carros foi proibido. Medida idêntica foi adotada pelo governo peruano. O trânsito entre Tabatinga e o vilarejo de Santa Rosa (Peru) foi suspenso. No caso da Colômbia, a medida foi anunciada pelo presidente Ivan Duque pelo twittter, passando a vigorar a partir de meia-noite desta segunda-feira até o dia 30 de maio. Enquanto isso nos municípios localizados na tríplice fronteira, Tabatinga, Benjamin Constant e Atalaia do Norte, não há registros de adoção de medidas. As escolas das redes municipais continuam funcionando normalmente, bem como a ausência de controle por parte das respectivas vigilâncias em saúde.

Principal veículo de transporte na região, as motos ficam retidas na fronteira nas cidades de Letícia (Colômbia) e Tabatinga (Brasil). (Foto: Marcello Bhacana)

 

Na fronteira entre Tabatinga e Letícia somente é permitida a circulação de pedestres. Em Letícia as autoridades locais decretaram a suspensão das aulas nas escolas públicas e particulares.

O presidente informou que tomou a decisão após um “encontro virtual”com os presidentes dos países membros do Fórum para o Progresso da América do Sul (Prosul) com o objetivo de deter o avanço da doença. Até a manhã desta terça-feira, a Colômbia registrou 65 casos confirmados com uma morte. A maioria dos casos positivos de Covid-19 são importados.

Já no lado peruano, o vilarejo de Santa Rosa localizado na margem direita do Rio Solimões em frente as cidades de Tabatinga e Letícia, também restringiu a circulação de pessoas na região. Santa Rosa recebe passageiros vindos de Iquitos, principal cidade peruana e que em 1991 foi o epicentro do surto do Cólera.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Parintins - AM
Atualizado às 00h07
25°
Muitas nuvens Máxima: 30° - Mínima: 23°
25°

Sensação

5.6 km/h

Vento

84.7%

Umidade

Fonte: Climatempo
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas