Terça, 18 de Maio de 2021 17:26
92 985461091
Esportes Fórmula 1

Fórmula 1 cria corridas curtas nesta temporada

O formato visa aumentar a ação na pista e ao mesmo tempo em que recompensa pilotos

03/05/2021 15h25
Por: Redação Fonte: Uol
Divulgação
Divulgação

A Comissão de Fórmula 1 da FIA aprovou por unanimidade o plano que já tinha sido acordado entre as equipes para testar um novo formato de definição do grid de largada em três etapas da categoria já em 2021. Uma corrida mais curta, realizada no mesmo horário da classificação, no sábado, vai servir para a formação do grid em duas etapas europeias e uma fora da Europa.

Inicialmente, uma destas provas seria o GP de São Paulo, juntamente do GP da Grã-Bretanha, em Silverstone, e da Itália, em Monza. Mas é possível que as dúvidas em relação à realização da etapa brasileira, pela situação atual da pandemia no país e questões judiciais a respeito do contrato que ainda não foram totalmente esclarecidas, tenham feito a Federação Internacional de Automobilismo optar pela cautela em nomear as etapas.

"Estou feliz em ver que a Fórmula 1 está procurando novas maneiras de engajar os fãs e aumentar o espetáculo no final de semana de corrida através desse conceito de classificação por sprint. Isso só foi possível graças à contínua colaboração entre FIA, Fórmula 1 e todas as equipes", disse Jean Todt, presidente da FIA.

"Ver os pilotos batalhando por três dias vai ser uma experiência incrível e eu tenho certeza que os torcedores vão aproveitar", completou Stefano Domenicali, presidente da F1.

Por que a F1 vai mudar?

De acordo com a categoria, o formato visa aumentar a ação na pista, ao mesmo tempo em que recompensa pilotos e equipes com base no mérito e também dá a chance de outros se recuperarem ao longo do final de semana a fim de aumentar suas chances de ir bem no domingo.

Para atingir esse equilíbrio, foram meses de negociação, e a proposta perdeu votações entre as equipes em três oportunidades. Porém, mudanças feitas no início de 2021 permitiram a aprovação em linhas gerais em março, e agora a ratificação, depois que questões como o custo e o que acontece com os carros em termos de regulamento foram discutidas.

Trata-se de uma grande vitória de Stefano Domenicali, que entendeu o que era preciso deixar de lado na ideia original - grid invertido, cerimônia de pódio, pontos para os 8 ou 10 primeiros - e conseguiu entrar mais nas questões técnicas (parque fechado, pneus, maneiras de compensar as equipes) em uma questão de três meses depois de assumir como CEO da Fórmula 1.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Parintins - AM
Atualizado às 18h12 - Fonte: Climatempo
29°
Pancada de chuva

Mín. 24° Máx. 29°

33° Sensação
8.1 km/h Vento
70.5% Umidade do ar
80% (20mm) Chance de chuva
Amanhã (19/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (20/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias