Terça, 18 de Maio de 2021 15:18
92 985461091
Entretenimento & Cultura Boi Garantido

Alvorada do Garantido marcada pela saudade, homenagens e esperança

O Boi Bumbá Garantido encerrou a live da Alvorada ajoelhado ao lado de seu apresentador e seu amo na frente da Catedral de Nossa Senhora do Carmo

01/05/2021 03h29
Por: Redação
Fotos: Pedro Coelho
Fotos: Pedro Coelho

Josias Silva – CNA7
[email protected]

Parintins (Am) - O Garantido amenizou a saudade do Festival de Parintins com a Alvorada vermelha realizada na noite desta sexta-feira (30/04) e madrugada desta sábado (01/05) na cidade Garantido, transmitida pela emissora oficial do festival pelo canal oficial do bumbá no youtube. Pelo segundo ano consecutivo os torcedores do boi da baixa do São José acompanharam a programação de forma remota em decorrência da Pandemia do Coronavírus.

A rainha do folclore Edilene Tavares e o apresentador Israel Paulain iniciaram a transmissão com diálogos gravados previamente com famílias tradicionais  do boi de Lindolfo Monteverde. Com o Garantido, os levantadores de toadas David Assayag, Sebastião Jr, Márcia Siqueira e Edilson Santana nas casas dos Faria, Maia, Monteverde, Lima, Anselmo entre outras famílias importantes na história do bumbá.

No palco o amo João Paulo Faria versou em homenagem aos sócios do bumbá vitimas da covid-19. A barra do Garantido conduzia a fotografia de todos os homenageados. “Esse boi não mais será usado em homenagens a todos aqueles que partiram pra ficar”, avisou o apresentador Israel Paulain.

Durante o primeiro bloco de toadas antológicas surgiu a porta-estandarte Daniela Tapajós que evoluiu no palco da cidade Garantido. O levantador de toadas David Assayag por sua vez cantou grandes sucessos imortalizados em sua voz durante seus primeiros 15 anos no boi do coração.

A rainha do Folclore Edilene Tavares teve problema na fantasia. A costeira quebrou o que não desanimou o item que manteve sua apresentação. Edilson Santana subiu no palco como mais um dos levantadores de toadas da agremiação seguido de Márcia Siqueira anunciada mais uma vez como voz oficial do grupo de quatro cantores que defenderão o item 2 na arena do bumbódromo.

Pela primeira vez no palco da cidade Garantido, Valentina Coimbra, evoluiu como sinhazinha da fazenda. Um dos itens de grande expressão do boi Garantido é a cunhã poranga Isabelle Nogueira que tomou conta do palco vermelho com sua evolução. O pajé Adriano Paquetá fez sua participação em um vídeo com a trilha da toada Nações Extintas, antecedido com o discurso amazônico e sobre água feito por Israel Paulain.

Alvorada

Quando Israel Paulain anunciou que a live ia sair simbolicamente pelas ruas de Parintins certamente milhares de torcedores que acompanhavam a Alvorada do Garantido sentiram fortemente a saudade de estar na Ilha. O apresentador do vermelho e branco cantou algumas toadas no palco, anunciou a passagem pela rua Lindolfo Monteverde e em cenas previamente gravadas cantou na frente da Igreja de São Benedito, pela rua Armando Prado e seguiu até a praça da Catedral de Nossa Senhora do Carmo, cumprindo a tradição de várias décadas.

Para o presidente do Boi Garantido, Antônio Andrade, os torcedores vivenciaram a simbologia da Alvorada como se de fato o bumbá estivesse nas ruas. Ele acompanhou casas enfeitadas e ruas ornamentadas. “Fizemos uma live com muito carinho, muita força de vontade e muita dedicação que brindamos com essa grande noite para o povo do Garantido”, disse.

Os itens oficias do Garantido não esconderam o sentimento de nostalgia ao pisar no palco vermelho e branco. A cunha Isabelle Nogueira disse que foi um mix de alegria, saudade e respeito. “A gente levou cultura, alegria e esperança de dias melhores para as pessoas que estavam em casa assistindo”, afirmou. A porta-estandarte Daniela Tapajós se disse muito feliz e que seu coração estava tomado de gratidão. “Queria sentir o calor da galera, mas dancei com fé, com alegria e tentamos levar felicidade para as pessoas que nos acompanharam”, frisou.

João Paulo Faria, comemorou a Alvorada como a primeira no item amo doi boi. “Ela vai ficar marcada pro resto da minha vida como torcedor também”, garantiu. O levantador de todas David Assayag considerou que a live da Alvorada foi de esperança e o bumbá, segundo ele, se preocupa também com a preservação da vida. “Graças a Deus fizemos uma festa grandiosa e agora vivenciamos a esperança de que tenhamos festival no próximo ano com todo mundo vacinado”, concluiu.

A live da Alvorada encerrou com o boi Garantido, o apresentador Israel Paulain e o amo João Paulo Faria ajoelhados em frente a Catedral de Nossa Senhora do Carmo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Amazônia
Sobre Amazônia
Notícias sobre a Amazônia!
Parintins - AM
Atualizado às 16h11 - Fonte: Climatempo
29°
Pancada de chuva

Mín. 24° Máx. 29°

31° Sensação
10.3 km/h Vento
62.2% Umidade do ar
80% (20mm) Chance de chuva
Amanhã (19/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (20/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias