Quinta, 09 de Julho de 2020
92 98469-0313
Saúde PANDEMIA

Prefeitura de Parintins suspende eventos por causa do Covid-19

Parintins é o primeiro município do interior do Amazonas a adotar estratégias de contenção da propagação do novo coronavírus. Suspensão de eventos com mais de 100 pessoas, contratação emergencial de profissionais em saúde, intensificação no monitoramento de entrada de pessoas no aeroporto e portos fluviais da cidade, suspensão de atendimento em alguns órgãos, destinação de leitos hospitalares, são algumas das várias medidas anunciadas na manhã de hoje.

16/03/2020 12h30
Por: Eduardo Gomes
Bi Garcia anuncia medidas preventivas contra o coronavírus. (foto: Pitter Freitas)
Bi Garcia anuncia medidas preventivas contra o coronavírus. (foto: Pitter Freitas)

O prefeito de Parintins, Frank Bi Garcia reuniu na manhã desta segunda-feira a imprensa local para anunciar as medidas restritivas com vistas ao enfrentamento da pandemia causada pelo Covid-19 (coronavírus) no município. A partir de amanhã, terça-feira 17, estão suspensos eventos como ensaios dos bumbás Caprichoso e Garantido, as festas de lançamento dos CDs oficiais das duas associações folclóricas, eventos religiosos como missas e cultos que reúnam mais de 100 pessoas, a contratação emergencial de técnicos em enfermagem e enfermeiros e a intensificação no controle nos portos e no aeroporto Júlio Belém que já vinha sendo realizado pelo Vigilância em Saúde. As medidas são estratégias de contenção da propagação da doença.

Bi Garcia assinalou que o município sofrerá prejuízos econômicos com as restrições impostas devido a pandemia, justo no período que antecede o Festival Folclórico de Parintins.

O Amazonas contabiliza apenas um caso positivo de covid-19 em Manaus. “Nós precisamos nos antecipar aos casos”, afirmou o prefeito. Quanto ao festival Folclórico, ele disse ser ainda cedo decidir se mantém ou não. Tudo vai depender a evolução da doença já que o pico da propagação do novo coronavírus deve ocorrer em abril e maio, conforme previsão das autoridades médicas.

As medidas foram anunciadas com as presenças das promotoras de Justiça Eliana Guedes do Amaral e Marina Campos Maciel, do bispo de Parintins d. Giuliano Frigeni, do pároco e diretor da Rádio Alvorada, padre Carlos Caridade, do presidente do Boi Bumbá Garantido, Fábio Cardoso, do representante do Boi Bumbá Caprichoso, Diego Mascarenhas, do pastor-chefe da Igreja Assembleia de Deus em Parintins Gláucio Douglas, do secretário municipal de Saúde, Clerton Florêncio, da coordenadora de Vigilância em Saúde, Elaine Pires e do vice-prefeito Tony Medeiros.

Os anúncios foram resultados na reunião de emergência realizado pelo Prefeito na tarde do último domingo com o secretariado e as representantes do Ministério Público, quando foram estabelecidas medidas preventivas contra o novo coronavírus. Dentre elas a constituição de uma equipe de monitoramento e acompanhamento de prováveis casos suspeitos.

Prefeito Bi Garcia reúne jornalistas para anunciar estratégias de contenção do novo coronavírus como a suspensão de eventos. (Foto: Pitter Freitas)

“Esse vírus que está entrando no Brasil as projeções são as piores possíveis de que ele deve se alastrar efetivamente nos meses de abril e maio. Nós precisamos fazer o dever de casa. Por isso eu peço apoio de toda a imprensa”, afirmou o prefeito no tocante as orientações a serem transmitidas para a população quanto a necessidade de prevenção contra a doença.

As medidas adotadas pelo Prefeito constam ainda a distribuição de panfletos educativos destinados à população com orientações sobre a higiene e procedimentos diante da suspeita da doença; a solicitação ao Governo do Estado de dez respiradores mecânicos para se somar aos quatro existentes no município; a reserva de dez leitos hospitalares; a alocação do hospital Jofre Cohen para o recebimento de prováveis pacientes adultos e idosos e o Hospital Padre Colombo para as crianças.

Preços abusivos

A promotora de Justiça Eliana Guedes do Amaral reafirmou a necessidade de a população evitar contato social - apertos de mão, beijos e abraços -, frequentar locais fechados mesmo com público inferior a 50 pessoas.

Ela afirmou que o Ministério Público vai agir contra a prática de preços abusivos, ao ser informada que em vários estabelecimentos o preço do álcool gel sofreu aumento nos últimos dias. Em estabelecimentos a embalagem de 450 gramas saltou de seis reais em média para quase R$ 12 reais.

A promotora Maria Campos por sua vez pediu para que as pessoas que venham a Parintins de outras regiões cumpram um período de isolamento após desembarcarem no município.

Monitoramento

Na semana passada o primeiro caso suspeito foi descartado após exames realizados em Manaus. Desde o início do aparecimento do covid-19, a Prefeitura de Parintins por meio da vigilância vem monitorando prováveis casos suspeitos. Neste domingo passageiros vindos dos EUA, Portugal e São Paulo estão sendo monitorados pela Vigilância em Saúde que conta com um quadro de 80 servidores. Essa ação de monitoramento foi reforçada há dez dias.

Procissões canceladas

O bispo de Parintins, dom Giuliano Frigeni anunciou durante a entrevista coletiva que a Igreja Católica suspendeu eventos alusivos à Semana Santa como as procissões da Via Sacra e a do Senhor Morto.

Já o pároco de Parintins e diretor da Rádio Alvorada, padre Carlos Caridade informou que os jogos da Copa Alvorada de Futsal foram suspensos por 30 dias. “Vamos marcar uma reunião com os dirigentes dos clubes para definirmos o que vamos fazer”.

Em relação as missas, ele informou que o Bispo de Parintins fará uma reunião com os padres para definirem as medidas a serem adotadas para a contenção da expansão da doença.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Parintins - AM
Atualizado às 08h13 - Fonte: Climatempo
22°
Pancada de chuva

Mín. 22° Máx. 33°

22° Sensação
10.9 km/h Vento
69.4% Umidade do ar
90% (6mm) Chance de chuva
Amanhã (10/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sábado (11/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias