Terça, 18 de Maio de 2021 17:05
92 985461091
Política PANDEMIA

Abuso de poder, ineficácia e omissão

Relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) aponta abuso de poder, ineficácia e omissão por parte do Ministério da Saúde no combate à pandemia do Covid-19

18/04/2021 20h12
Por: Eduardo Gomes
Relatório do TCU compromete o governo do presidente Jair Bolsonaro
Relatório do TCU compromete o governo do presidente Jair Bolsonaro

O governo Bolsonaro tem um prato indigesto pela frente. Em relatório elaborado pelo TCU assinala que o Governo alterou documentos para se eximir de responsabilidades no combate à pandemia do Covid-19.

O relatório aponta que o Governo por meio do Ministério da Saúde se omitiu em monitorar estoques do “Kit Intubação” no País, deixando a responsabilidade para Estados e Municípios.

“Os trabalhos de controle e monitoramento do MS (Ministério da Saúde) para os medicamentos de IOT foram ineficazes por falta de controle em tempo real e de sistema apropriado e, principalmente, por desconsiderarem o agravamento da crise, as condições sanitárias do país e as reais necessidades das secretarias de saúde”, afirma o relatório.

O documento elaborado pelo TCU pode municiar a CPI do Covid-19 do Senado. Os membros da Comissão pretendem obter documentos do Ministério Público Federal.

Correção O presidente Jair Bolsonaro confirmou a apoiadores que deverá se submeter a uma cirurgia para a correção de hérnia. Será a quinta cirurgia desde quando sofreu atentado à faca em 2018 em Juiz de Fora durante a campanha eleitoral.

Mudança de Postura Premido pela CPI do Covid-19 do Senado, o presidente Jair Bolsonaro dá pequenos sinais de mudança. Neste final de semana “comemorou” a distribuição de 50 milhões de doses distribuídas aos Estado.  

Pazuello e Ernesto O ex-ministros da Saúde Eduardo Pazuello e das Relações Exteriores, Ernesto Araújo provavelmente serão os primeiros a prestarem depoimento na CPI do Covid-19.

Pazuello terá que explicar a crise de oxigênio ocorrida em Manaus que serviu de base para o pedido da CPI e Ernesto Araújo, sobre o desempenho do Ministério em busca de vacinas e insumos para a produção de imunizantes.

Não Absolvição Em uma longa entrevista ao jornal “O Estado de São Paulo”, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, afirmou que a decisão da corte em anular as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não pode ser entendida como absolvição. Com a competência por conduzir os processos serem transferidas para Brasília e São Paulo, caberá ao novo juiz analisar as denúncias contra o ex-presidente e dar segmento ao processo.

Tonga da Mironga O ex-ministro e ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT) diante de um eventual segundo turno entre Bolsonaro e Lula nas eleições do próximo ano para a Presidência, reagiu com ironia, afirmando que viajaria para “Tonga da Mironga”, referindo-se à música escrita por Vinícius de Morais e Toquinho, um hit da década de 70. Nas eleições de 2018, Ciro foi muito criticado ao viajar para a França no segundo turno das eleições vencida por Bolsonaro contra o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad.

Fica O líder do Governo Bolsonaro no Senado, Fernando Bezerra (PMDB-PE), informou no sábado ao senador Renan Calheiros (PMDB) que o Governo desistiu de interferir na composição da CPI do Covid-19. Até então o Governo vinha tentando emplacar dois aliados no comando da CPI em substituição do senador Omar Aziz (PSD-AM) e o próprio Renan.

Maria da Penha O ministro do STF, Edson Fachin considerou constitucional a lei instituída no município de Valinhos, no interior de São Paulo, que proíbe nomeações de condenados pela Lei Maria da Penha a exercerem cargo público.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Jogo do Poder
Sobre Jogo do Poder
Tudo sobre os Bastidores do Poder e da Política na ótica do Jornalista Eduardo Gomes.
Parintins - AM
Atualizado às 17h52 - Fonte: Climatempo
29°
Pancada de chuva

Mín. 24° Máx. 29°

33° Sensação
8.1 km/h Vento
70.5% Umidade do ar
80% (20mm) Chance de chuva
Amanhã (19/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (20/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias