Terça, 18 de Maio de 2021 17:06
92 985461091
Política CPI COVID-19

Governo tenta evitar Renan Calheiros como relator

Para Jair Bolsonaro indicação do senador do MDB é o pior cenário para seu governo e tenta emplacar aliados na relatoria

16/04/2021 19h35
Por: Eduardo Gomes
Governo Bolsonaro teme Renan Calheiros na relatoria da CPI do Covid-19
Governo Bolsonaro teme Renan Calheiros na relatoria da CPI do Covid-19

O Governo Bolsonaro tenta evitar a consolidação do nome do senador do MDB, Renan Calheiros (AL) na relatoria da CPI da Covid-19. A indicação do senador alagoano e adversário do Governo foi confirmada em entrevista ao Globo News na manhã desta sexta-feira (16) pelo também senador emedebista Eduardo Braga (AM), inicialmente cotado para a função.

Além de Renan Calheiros, a CPI terá como presidente o senador Omar Aziz (PSD), classificado como “independente” e como vice-presidente, o senador autor do requerimento para instalação da Comissão, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), do bloco de oposição.

A indicação do presidente e do relator da CPI depende de votação na próxima semana pelos onze senadores já indicados pelos partidos com representação na Câmara.

A confirmação de Renan Calheiros na opinião dos governistas será o pior cenário para o presidente Jair Bolsonaro. Renan, que é pai do governador de Alagoas Renan Filho, tem sido um dos mais ferrenhos críticos do Presidente pela sua postura diante da pandemia.

O senador se queixa que desde quando seu nome foi ventilado para a relatoria, vem sofrendo ataques e ameaças das milícias bolsonaristas nas redes sociais.

Amazonino (E): convite para liderar Podemos

COMANDO O ex-governador Amazonino Mendes foi convidado para assumir o comando do Podemos no Amazonas, desbancando deputado Wilker Barreto. O convite partiu da própria presidente nacional do partido, Renata Abreu e divulgada na página oficial do partido nas redes sociais. Com 82 anos, Amazonino vem de duas derrotas seguidas, em 2018 para o Governo do Estado e em 2020 para a Prefeitura de Manaus.

DERRAPADA A Assessoria de Comunicação do deputado federal e 1º. vice-presidente da Câmara dos Deputados Marcelo Ramos, divulgou retratação na página do parlamentar por veiculação da suposta informação dando conta de um suposto descarte no lixo de vacinas. A postagem foi feita sem o conhecimento do parlamentar e sem checar a veracidade da suposta denúncia.

ARCO PARTIDÁRIO — O governador do Estado do Amazonas, trouxe para sua base partidária, o PROS, partido do ex-governador cassado José Melo, para sua candidatura à reeleição. O PROS vai se juntar ao PSC (partido do Governador), PTB e PRBT. 

FRANCO ATIRADOR — O pré-candidato à Presidência da República pelo PDT, Ciro Gomes voltou a disparar sua metralhadora giratória. Em entrevista ao radialista José Luiz Datena, Ciro Gomes disse que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva “não se renova” e que o presidente Jair Bolsonaro “é o fundo do poço”.

SABOTADOR — Em carta ao presidente democrata Joe Biden, um grupo de senadores do partido acusam o presidente Jair Bolsonaro de sabotar a capacidade do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) de fiscalizar o cumprimento das leis ambientais e ridicularizar o órgão. Os senadores acusam Bolsonaro de tentar diminuir as reservas indígenas. A carta foi entregue a uma semana da reunião de cúpula sobre o clima promovida por Biden que convidou o presidente Jair Bolsonaro.

ALVO DOS MADEIREIROS — Mensagens trocadas entre madeireiros apreendidas pela Polícia Federal mostram as articulações para tirar da Superintendência Regional da Polícia Federal o delegado Alexandre Saraiva recém exonerado do cargo por oferecer notícia-crime no Supremo Tribunal Federal contra o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Nas mensagens os madeireiros referem-se ao delegado como “alvo a ser abatido”. E foi.

SOS INTUBAÇÃO — Em reunião virtual com a secretária-geral adjunta da ONU (Organização das Nações Unidas), Amina Mohamed, governadores pediram “ajuda humanitária” para aquisição de vacinas, medicamentos e sedativos, o chamado “kit intubação”. A iniciativa é segundo o governador do Piauí, Wellington Dias, resultado da inércia e omissão do Governo Federal. 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Jogo do Poder
Sobre Jogo do Poder
Tudo sobre os Bastidores do Poder e da Política na ótica do Jornalista Eduardo Gomes.
Parintins - AM
Atualizado às 17h52 - Fonte: Climatempo
29°
Pancada de chuva

Mín. 24° Máx. 29°

33° Sensação
8.1 km/h Vento
70.5% Umidade do ar
80% (20mm) Chance de chuva
Amanhã (19/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (20/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias