Terça, 18 de Maio de 2021 17:21
92 985461091
Geral Manejo de Quelônios

Juruti retoma as atividades do Progama Manejo de Quelônios

Encontro com coordenadores serviu para ouvir as demandas das comunidades que fazem parte do programa.

14/04/2021 19h45
Por: Redação
Fotos: ASCOM/PMJ
Fotos: ASCOM/PMJ

A prefeitura de Juruti, oeste do Pará, vai retomar as atividades do Programa Manejo de Quelônios de Juruti (PMQJ) já no segundo semestre de 2021. A Secretaria de Meio Ambiente do município realizou um encontro com os coordenadores de 13 comunidades que fazem parte do Programa. A reunião aconteceu no auditório da Escola Municipal E.F. Zelinda de S. Guimarães. 

O intuito do encontro foi ouvir os coordenadores do programa, para entender quais as demandas que eles precisam para as comunidades. Todos os representantes trabalham há mais de 10 anos com o manejo de quelônios. 

A coordenadora do PMQJ, Jéssica Canto, disse que o encontro tem intenção de estreitar os laços com a comunidade. “Hoje, a gente se colocou à disposição dos comunitários e vamos fazer um levantamento do que eles precisam para dar andamento no programa esse ano, já que tem umas comunidades que não possuem nenhum tipo de material”, ressaltou a coordenadora.

As demais comunidades, que também participam do programa, irão reunir com a coordenadora do PMQJ, Jéssica Canto, de maneira agendada e de forma periódica, até que todos os coordenadores participem. O encontro vai seguir esse modelo baseado no decreto municipal de prevenção contra o Covid-19, obedecendo todas as medidas de segurança. Álcool em gel e máscaras foram distribuídos aos participantes.

A secretária de meio ambiente, Nayme Lopes, reforça o compromisso da Semma com os comunitários que atuam no manejo de quelônios. “É o primeiro encontro com os comunitários, para saber das necessidades na realização do manejo. O manejo começa no segundo semestre. Estamos nos organizando e equipando os comunitários”, reforça.

O Programa de Manejo de Quelônios de Juruti – PMQJ é lei municipal. Atualmente 21 comunidades do município estão inseridas no programa. Desde janeiro desse ano, 5.332 filhotes de quelônios foram soltos na natureza, acompanhados pela Semma. As comunidades que fizeram a soltura foram: Comunidade Alemanha (734 filhotes), Araçá Preto (1.158), Santana (300), Santa Terezinha (1070) e Tucunaré (2.070). 

Para o segundo semestre, a Secretaria de Meio Ambiente vai fornecer kits para os Agentes de Praia. Camisa manga longa, chapéu de pantaneiro, bota de segurança, lanterna, mochila sacola, crachá de identificação e material didático fazem parte do kit.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Juruti - PA

Juruti - Pará

Sobre o município
Parintins - AM
Atualizado às 18h12 - Fonte: Climatempo
29°
Pancada de chuva

Mín. 24° Máx. 29°

33° Sensação
8.1 km/h Vento
70.5% Umidade do ar
80% (20mm) Chance de chuva
Amanhã (19/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (20/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias