Terça, 20 de Abril de 2021 10:30
92 985461091
Política GOVERNO DO AMAZONAS

Braga quer eleição sem riscos

Informações de bastidores próximas a Amazonino dão conta de uma possível dobrinha com o senador Eduardo Braga na condição de candidato a vice

05/04/2021 20h46 Atualizada há 2 semanas
Por: Eduardo Gomes
Amazonino e Braga juntos para o Governo do Estado
Amazonino e Braga juntos para o Governo do Estado

 

O senador Eduardo Braga (MDB-AM) deve formar dobradinha com o ex-governador Amazonino Mendes em uma eventual candidatura ao Governo do Estado para derrotar o atual governador Wilson Lima (PSC) candidato à reeleição no próximo ano (2022), repetindo a dobradinha vitoriosa nas eleições para a Prefeitura Municipal de Manaus em 1992. Esse seria em princípio, o cenário nos bastidores eleitorais segundo pessoas próximas de Amazonino Mendes.

A composição esboçada é Amazonino candidato a governador e Eduardo Braga na vice. O Senador não quer correr riscos de derrota em uma eventual candidatura como cabeça de chapa, a exemplo do que ocorreu em 2016.

A avaliação é com uma chapa liderada por Amazonino e uma eventual vitória, Eduardo Braga voltaria a ter protagonismo no Estado como vice-governador.

Entre tapas & beijos

Braga e Amazonino embora sejam compadres – Amazonino é padrinho de batismo da filha mais nova de Braga – foram adversários políticos e eleitorais em três embates eleitorais todas para o Governo do Estado. A primeira em 1998 vencida por Amazonino (Reeleição), a segunda em 2006 por Eduardo (Reeleição - governo) e na eleição suplementar em 2017, vencida por Amazonino. 

Amazonino e Braga estiveram juntos nas eleições municipais de 2020, quando Braga assumiu parte da coordenação da campanha de Amazonino no segundo turno para a Prefeitura de Manaus entre Amazonino e David Almeida, vencida por este no segundo turno. Nas regiões onde Braga foi coordenador, Amazonino teve um bom desempenho.

Frases

“Não vamos tirar o país da pandemia com manifestação de ódio, intolerância, agressividade, estímulo à violência” – prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva que decretou lockdown severo e conseguiu diminuir o número de ocupações em leitos clínicos e de UTI na cidade. 

Pede pra sair

Ciro Gomes apela para Lula desistir da candidatura

O pré-candidato à Presidência da República, Ciro Gomes (PDT) pediu hoje que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tenha a "generosidade" de não disputar a eleição do próximo ano.

O apelo de Ciro não encontra eco. O lulopetismo tem Ciro atravessado na garganta por ter se ausentado da campanha em segundo turno entre o candidato do PT, Fernando Haddad e o presidente Jair Bolsonaro.

Ciro Gomes que puxar para si a liderança da esquerda e da centro-esquerda para enfrentar e derrotar Jair Bolsonaro, candidato à reeleição. 

Ele encontra resistência dentro do próprio PDT às suas pretensões eleitorais, onde alguns setores já trabalham em favor de uma composição com o PT. 

 

Empate técnico

Bolsonaro x Lula: empate técnico em dois turnos

Rodada de pesquisas divulgadas nesta segunda feira pela XP/Ipespe para a Presidência da República, aponta empate técnico entre Lula e o presidente Jair Bolsonaro no primeiro e segundo turno. No primeiro turno, Lula possui 29% de intenções de votos contra 28% para Bolsonaro.

No segundo turno Lula aparece com uma pequena vantagem: 42% a 38%. 

 

Desempenho pífio

João Dória: só obteve 3% de intenções de votos

A pesquisa XP/Ipespe aponta que o governador de São Paulo, João Doria Jr (PSDB)está empatado com o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM). Cada um obteve somente 3% das intenções de votos. estando no terceiro pelotão de pré-candidatos.

O ex-juiz Sérgio Moro (sem partido) e Ciro Gomes (PDT) estão empatados no pelotão intermediário. Ambos contabilizaram apenas 9% das intenções de votos. 

Dória que enfrenta resistências entre os tucanos não conseguiu capitalizar as intenções de votos ao buscar a polarização com o presidente Jair Bolsonaro.

Visto como uma alternativa a Bolsonaro, o ex-juiz Sérgio Moro vem caindo nas intenções de votos. Ele chegou a ter 18% de preferência em pesquisas passadas. 

 

 

Removido

O Twitter removeu neste domingo, vídeo do ex-deputado federal e condenado por corrupção Roberto Jefferson por incitar a violência. No vídeo, Jefferson estimula os cristãos, principalmente os evangélicos a reagirem com violência ao fechamento das igrejas como medidas restritivas no enfrentamento contra a pandemia decretadas por governadores e prefeitos.

 

 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Jogo do Poder
Sobre Jogo do Poder
Tudo sobre os Bastidores do Poder e da Política na ótica do Jornalista Eduardo Gomes.
Parintins - AM
Atualizado às 11h16 - Fonte: Climatempo
30°
Muitas nuvens

Mín. 23° Máx. 31°

34° Sensação
2.2 km/h Vento
66.5% Umidade do ar
90% (12mm) Chance de chuva
Amanhã (21/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (22/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias