Terça, 29 de Abril de 2025
22°C 34°C
Parintins, AM
Publicidade

Projeto ‘Arte no Topo’ transforma o centro de Manaus em galeria a céu aberto

O objetivo do projeto é valorizar a cultura local, promover a expressão artística e social e, não menos importante, embelezar o ambiente urbano com cores e formas.

Redação
Por: Redação
20/03/2025 às 13h45
Projeto ‘Arte no Topo’ transforma o centro de Manaus em galeria a céu aberto
Fotos – Divulgação

A fachada do antigo prédio da Receita Federal, na rua Marechal Deodoro, no centro de Manaus, ganha novas cores com o projeto “Arte no Topo". Contemplada pela Lei Paulo Gustavo (LPG), da Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), a iniciativa busca transformar a paisagem da cidade por meio de obras de grafite e muralismo nas laterais de prédios (chamadas de empenas), criando grandes intervenções artísticas.

O objetivo do projeto é valorizar a cultura local, promover a expressão artística e social e, não menos importante, embelezar o ambiente urbano com cores e formas. O tema da obra faz referência ao típico ditado popular: “Quem come jaraqui, nunca mais sai daqui”, e apresenta o desenho de uma cambada de jaraquis, peixe típico da Amazônia.
 
O presidente do Concultura, Tony Medeiros, ressaltou a importância do projeto para a promoção da cultura local, destacando o impacto positivo que ações como essa têm para a cidade.
 
"Este projeto é uma verdadeira expressão do nosso compromisso com a valorização da arte e da cultura local. Com o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da LPG, o projeto ‘Arte no Topo’ simboliza a ascensão da nossa cultura e identidade. Estamos felizes com a execução do projeto e ansiosos para que a população de Manaus possa vivenciar essa experiência visual, que resgata e celebra nossas raízes", destacou o presidente.
 
O artista e idealizador do projeto “Arte no Topo”, Jarbas Lobão, mencionou a importância de levar a arte manauara para a rua e destacar elementos culturais típicos da região.
 
“Está sendo uma ótima experiência, pois estamos mostrando ao povo local a arte manauara, ressaltando algo bem típico de nossa região, com o dito popular 'Quem come jaraqui nunca mais saí daqui'. É sempre uma honra poder levar a arte a lugares antes inimagináveis em Manaus, contribuindo automaticamente para a democratização da arte e seu alcance a todos”, afirmou Lobão.
 
O projeto é uma maneira de levar arte e vida para as alturas, democratizando o acesso à cultura. Assim, tanto o público próximo ao prédio quanto aqueles mais distantes terão a oportunidade de apreciar a obra, criando um diálogo entre a arte e a população.
 
Iniciado no dia 27/2, a estimativa de conclusão do projeto é até a primeira quinzena de abril, dependendo das condições climáticas. Além de Lobão, os artistas Panda e Sprok também assinam a obra.
 
O projeto “Arte no Topo” foi um dos selecionados pelo Concurso Prêmio Manaus Identidade Cultural – Demais Linguagens (Edital 005/2023), por meio da Lei Paulo Gustavo (LPG), da Prefeitura de Manaus, por intermédio do Concultura, com o apoio do Ministério da Cultura, do governo federal.
 
– – – –
Texto – Clara Gonçalves/Concultura

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Foto: Alex Pazuello / Semcom / Governo do Amazonas
Festival 2025 Há 17 horas

O melhor tá chegando em Parintins: Bois Caprichoso e Garantido celebram chegada do Mercado Livre como patrocinador oficial do Festival 2025

O apoio do Mercado Livre ao Festival de Parintins chega em um momento estratégico, em que o evento vem ganhando ainda mais força com o engajamento de grandes marcas.

Divulgação
No azul Há 21 horas

Sob chuva e emoção, Caprichoso lota Sambódromo em dois dias e transforma o lançamento do Álbum 2025 em festa histórica

Previsto inicialmente para acontecer no sábado (26), o evento precisou ser estendido até o domingo (27), devido a forte chuva que caiu sobre a cidade, mas nem mesmo o tempo afastou a Nação Azul e Branca, que demonstrou sua paixão inabalável.

Fotos: Sérgio Cole
Festival 2025 Há 21 horas

Boi Garantido realiza tradicional feijoada e abre a Semana Vermelha em Parintins

Celebrando a tradição, o evento contou com a presença de itens oficiais, cantores de toadas e torcedores que lotaram a Cidade Garantido

Foto: Yuri Pinheiro – SECOM
Parintins Há 21 horas

Distribuição de senhas para venda de lotes e barracas do Festival de Parintins 2025 começa dia 12 de maio

Como ocorre tradicionalmente, a secretaria é responsável pela gestão e venda desses espaços, visando assegurar uma estrutura adequada para o evento.

Fotos: Arleison Cruz/SECOM
Evento Há 22 horas

Com apoio da Secretaria de Cultura, IFAM realizou VI Encontro de Valorização dos Povos Indígenas

A iniciativa deu  visibilidade às tradições ancestrais dos povos originários e reforçou seu protagonismo no contexto acadêmico e social.

Lenium - Criar site de notícias