Terça, 29 de Abril de 2025
22°C 34°C
Parintins, AM
Publicidade

Adeus ao mestre: Boi Caprichoso reverência e se despede do artista Jair Mendes

A nação azulada recebeu o mestre no Aeroporto Júlio Belém e o seguiu pelas ruas de Parintins, um último adeus ao artista azulado que criou maravilhas artísticas, encantando o mundo e elevando a Terra dos Artistas.

Redação
Por: Redação
16/03/2025 às 15h58 Atualizada em 16/03/2025 às 16h01
Adeus ao mestre: Boi Caprichoso reverência e se despede do artista Jair Mendes
Fotos: Michel Amazonas/ Pitter Freitas e Arquivo Caprichoso

O dia 15 de março ficará marcado na história e na memória do povo de Parintins. A data marca o falecimento de um de seus mais ilustres mestres da arte e da cultura parintinense, o artista Jair Mendes. Conhecido por sua inventividade artística, Jair Mendes tornou-se uma lenda e, agora, integra a constelação azulada de estrelas que brilharam e sempre irão brilhar no Festival de Parintins.

Na manhã deste domingo, 16, o corpo do mestre de tantos artistas da ilha chegou à Parintins. Antes de repousar em sua sepultura, Jair Mendes teve o devido reconhecimento e homenagens pela cidade, uma solenidade digna de sua arte, talento e importância para a cultura parintinense, amazonense e brasileira.

“Qualquer homenagem vai ser muito pequena pela importância que o Seu Jair é para todos nós. Parintins foi criada sob a mão do Seu Jair. A arte fez com que o nome Parintins rompesse fronteiras e chegasse onde nós nunca imaginaríamos que fosse chegar, graças à visão de um homem chamado Jair Mendes”, reconheceu o presidente do Caprichoso, Rossy Amoedo.

A nação azulada recebeu o mestre no Aeroporto Júlio Belém e o seguiu pelas ruas de Parintins, um último adeus ao artista azulado que criou maravilhas artísticas, encantando o mundo e elevando a Terra dos Artistas.

O Galpão da Arte Mestre Jair Mendes

O cortejo no reduto azulado chegou até o Galpão da Arte do Boi Caprichoso Mestre Jair Mendes, uma homenagem do bumbá feita ainda em vida ao artista que realizou um sonho no Caprichoso: trabalhar no mesmo galpão com os filhos Teco Mendes, Jairzinho Mendes e Jean Mendes.

“O trabalho no Caprichoso foi uma coisa inesperada e emocionante. Foi muito bom o trabalho entre os nossos irmãos com o nosso pai. Foi muito emocionante, vai ficar guardado para sempre em nossas vidas e, assim, eu fico grato pelo Caprichoso”, disse emocionado Jean Mendes.

Os artistas, filhos de Jair pela arte, os receberam com as homenagens e emoções devidas a um grande mestre. “Ele adotava todos os artistas de Parintins como filho. Ele se tornou mestre, porque ele cuidou de cada parintinense com a sua arte, com a sua maneira de amar a cultura. Hoje se despede com uma saudação muito grande dos artistas. Esse reconhecimento à ele que deixou para cada um de nós a missão de cuidar e levar a arte parintinense para o mundo”, disse o artista do Caprichoso, Paulo Pimentel.

No curral, um canto de despedida

Com tambores em tom de despedida, o curral Zeca Xibelão também recebeu o corpo do mestre. Lágrimas, choro e homenagens se misturaram num momento de celebração a um homem que pinta de azul sua história na vida do povo de Parintins. 

“Hoje nós estamos nos despedindo do maior nome em termos de arte na história do festival. Mestre Jair Mendes, para a gente, deixa um legado imensurável. Cada artista carrega na sua pintura, na sua escultura, principalmente, na simplicidade de fazer o boi, mas com efeitos fantásticos e que criam uma catarse coletiva no coração de todos aqueles que se apaixonaram pelo Festival de Parintins, a partir dessa magia que é a arte do artista parintinense”, destacou o presidente do Conselho de Arte do Caprichoso, Ericky Nakanome.

Jair Mendes, Eterno

Presente no curral Zeca Xibelão para as homenagens, o prefeito de Parintins é sócio do Boi Caprichoso, Mateus Assayag, também levou uma mensagem de condolência à família e respeito ao legado de Jair. Ele reconheceu a grande importância do artista para o município e adiantou que vai solicitar que o Bumbódromo tenha o nome de Jair Mendes. “Jair Mendes é importante não apenas pro nosso festival, mas pra nossa cidade. Hoje, nós estamos aqui prestando essa última homenagem, mas, na certeza de que o nome Jair Mendes vai ficar eternizado na nossa cidade”, revela.

O corpo de Jair Mendes seguiu para funerária Bentes para ser velado pela família, amigos e admiradores. O sepultamento acontece às 17h no Cemitério São José. Jair Mendes faleceu aos 82 anos, no sábado (15), às 12h30, no Hospital Delfina Aziz, em Manaus. O mestre sofria de broncopneumonia crônica e teve agravamento de saúde nestes últimos dias. Seu legado o eterniza como um dos maiores artistas de Parintins, sendo responsável pela revelação de novos talentos artísticos da cidade.

 

Assessoria do Boi Caprichoso

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Foto: Alex Pazuello / Semcom / Governo do Amazonas
Festival 2025 Há 17 horas

O melhor tá chegando em Parintins: Bois Caprichoso e Garantido celebram chegada do Mercado Livre como patrocinador oficial do Festival 2025

O apoio do Mercado Livre ao Festival de Parintins chega em um momento estratégico, em que o evento vem ganhando ainda mais força com o engajamento de grandes marcas.

Divulgação
No azul Há 21 horas

Sob chuva e emoção, Caprichoso lota Sambódromo em dois dias e transforma o lançamento do Álbum 2025 em festa histórica

Previsto inicialmente para acontecer no sábado (26), o evento precisou ser estendido até o domingo (27), devido a forte chuva que caiu sobre a cidade, mas nem mesmo o tempo afastou a Nação Azul e Branca, que demonstrou sua paixão inabalável.

Fotos: Sérgio Cole
Festival 2025 Há 21 horas

Boi Garantido realiza tradicional feijoada e abre a Semana Vermelha em Parintins

Celebrando a tradição, o evento contou com a presença de itens oficiais, cantores de toadas e torcedores que lotaram a Cidade Garantido

Foto: Yuri Pinheiro – SECOM
Parintins Há 21 horas

Distribuição de senhas para venda de lotes e barracas do Festival de Parintins 2025 começa dia 12 de maio

Como ocorre tradicionalmente, a secretaria é responsável pela gestão e venda desses espaços, visando assegurar uma estrutura adequada para o evento.

Fotos: Arleison Cruz/SECOM
Evento Há 22 horas

Com apoio da Secretaria de Cultura, IFAM realizou VI Encontro de Valorização dos Povos Indígenas

A iniciativa deu  visibilidade às tradições ancestrais dos povos originários e reforçou seu protagonismo no contexto acadêmico e social.

Lenium - Criar site de notícias