Segunda, 20 de Janeiro de 2025
22°C 32°C
Parintins, AM
Publicidade

Condições para aumento dos incêndios na Califórnia devem durar até sexta-feira

Tempo seco e fortes rajadas de vento favorecem a dispersão e crescimento do fogo em Los Angeles

Redação
Por: Redação Fonte: CNN BRASIL
09/01/2025 às 07h32
Condições para aumento dos incêndios na Califórnia devem durar até sexta-feira
Foto: AP Photo/Noah Berger

Como os avisos de bandeira vermelha de “Situação Particularmente Perigosa” expiraram devido à melhora dos ventos no sul da Califórnia nesta quinta-feira (9), os alertas de bandeira vermelha regulares permanecem para mais de 10 milhões de pessoas no sul da Califórnia até pelo menos sexta-feira (10), pois a seca contínua e persistente permanece.

Embora grande parte do sul do estado deva ver uma breve calmaria nas rajadas de vento até a manhã desta quinta-feira, mas o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS na sigla em inglês) alerta que os ventos devem começar a aumentar ao longo do dia.

O NWS prevê atualmente rajadas de 50 a 80 km/h durante o dia, incluindo para os incêndios Eaton, Lidia e Hurst.

Espera-se que os incêndios Palisades e Sunset tenham ventos mais fracos, com as previsões de quinta-feira projetando rajadas de 17 e 30 km/h.

“Para quinta-feira (9) à noite e sexta-feira (10), os ventos serão um pouco mais fortes, com rajadas de 64 a 88 km/h, e rajadas isoladas de até 112 km/h possíveis em picos”, alerta o serviço meteorológico.

Embora não se espere que esses ventos sejam tão intensos quanto os que ocorreram no início da semana, o ar e as condições de seca persistentes podem fazer com que quaisquer novos focos se espalhem rapidamente de forma descontrolada.

O serviço meteorológico provavelmente divulgará previsões específicas atualizadas para cada um dos incêndios ​​nas próximas horas, dando previsões detalhadas sobre as rajadas de vento que podem ocorrer em cada incêndio entre quinta-feira à noite e sexta-feira.

Incêndios fora de controle

Os incêndios atingiram um momento especialmente vulnerável para o sul da Califórnia, que não vê chuvas significativas há meses.

Potencializados pelos ventos de Santa Ana, trazendo o ar seco do deserto do leste em direção às montanhas costeiras, espalhando incêndios florestais enquanto sopravam sobre os topos das colinas e desciam pelos cânions.

Por CNN BRASIL

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias