Quarta, 19 de Março de 2025
22°C 31°C
Parintins, AM
Publicidade

Com apoio da Prefeitura, Governo Federal recupera cemitério dos japoneses na Vila Amazônia

A obra foi executada pelo Governo Federal e contou com apoio da Prefeitura de Parintins por meio das secretarias de Obras e Cultura. 

Redação
Por: Redação
30/10/2024 às 12h11 Atualizada em 30/10/2024 às 12h14
Com apoio da Prefeitura, Governo Federal recupera cemitério dos japoneses na Vila Amazônia
Fotos: Júnior Preto/ Secom Parintins

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) entregou nesta terça-feira, 29 de outubro, a obra de recuperação do cemitério de japoneses na Vila Amazônia, zona rural de Parintins. A obra foi executada pelo Governo Federal e contou com apoio da Prefeitura de Parintins por meio das secretarias de Obras e Cultura. 

A entrega da recuperação do cemitério dos japoneses teve a presença da superintendente do IPHAN no Amazonas, Beatriz Calheiros; do secretário de Cultura de Parintins, Ray Santos; do secretário de Obras, Albano Albuquerque; do presidente da Associação Nipo-Brasileira de Parintins, Elizeu Inomata; e membros da comunidade japonesa da região.

Beatriz Calheiros, superintendente do IPHAN no Amazonas, enalteceu a importância da recuperação do cemitério. “É muito importante para a gente poder promover uma obra num espaço sagrado na Vila Amazônia, em Parintins, e poder ter uma atuação mais interiorizada, valorizando o patrimônio cultural e principalmente esse patrimônio que é um espaço sagrado da memória dos japoneses, do trabalho que desenvolveram aqui no município e que precisava ser cuidado, recuperado para que essa memória possa continuar sendo cultuada, divulgada, informada pelos seus e por toda a sociedade aqui do município e do Amazonas”, comentou.

O presidente da Associação Nipo-Brasileira de Parintins, Elizeu Inomata, agradeceu pela iniciativa do Governo Federal em parceria com a Prefeitura. Inomata enalteceu a importância histórica do cemitério e o potencial turístico do espaço. “A gente fica feliz porque foi revitalizado, está bonito. Hoje a gente tem como receber os turistas que vêm visitar a Vila Amazônia, vêm visitar o cemitério. Tanto os descendentes como os japoneses que moram no Japão temos orgulho desse espaço que agora está organizado”, ressaltou Elizeu.

Fotos: Júnior Preto/ Secom Parintins

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Educação Há 16 horas

Fametro Parintins promove ação de saúde com foco na prevenção do câncer de colo de útero

A prevenção e o diagnóstico precoce são essenciais para reduzir esses números, reforçando a importância de ações como a promovida pela Fametro Parintins.

Parintins Há 19 horas

Matrículas no PROJOVEM Urbano encerram no dia 24 de março

As matrículas no PROJOVEM Urbano estão sendo realizadas nas escolas municipais Lila Maia (Itaúna I) e Beatriz Maranhão (Centro), de 7h às 11h pela manhã, e de 13h às 17h pela tarde. Para efetivar as inscrições, os interessados devem apresentar histórico escolar, CPF (original e cópia), RH (original e cópia), comprovante de residência (original e cópia), além de serem alfabetizados e não estarem matriculado em curso regular.

Fotos: Hamilton Duarte – SECOM
Parintins Há 2 dias

Sucesso: Dance Fest das Divas encerra Semana da Mulher em Parintins

O evento faz parte da programação “Parintins das Manas” realizado pela Prefeitura de Parintins.

Divulgação
Em Parintins Há 1 semana

Dona de terreno denuncia ameaças e devastação ambiental após invasão em Parintins

Segundo ela, mensagens em grupos de WhatsApp e no Facebook indicam que invasores falam em acabar com sua vida. Além disso, o patrimônio de sua família tem sido dilapidado, com a destruição de áreas de preservação ambiental.

Divulgação
Invasão de Terras Há 1 semana

População apoia reintegração de posse e cobra fim da indústria de invasões em Parintins

A ação faz parte dos esforços do Judiciário e das forças de segurança para conter a crescente invasão de terras na cidade.

Lenium - Criar site de notícias