Parintins continuará avançando na área da saúde mental. Neste Setembro Amarelo, o candidato a prefeito Mateus Assayag e a candidata a vice-prefeita Vanessa Gonçalves, pela coligação “Parintins em primeiro lugar”, anunciaram a ampliação das ações de cuidados especiais para a saúde mental e para o combate à dependência de álcool e drogas.
O modelo do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Adolfo Lourido, o primeiro do interior do estado do Amazonas, já atua há 19 anos no cuidado à saúde mental, realizando mais de 200 atendimentos diários. A estudante Juliana Simas é uma das usuárias em tratamento contra a depressão no CAPS. “Quando comecei a apresentar sinais de depressão e ansiedade, busquei cuidar da minha saúde mental e conheci o CAPS. Foi gratificante realizar o tratamento ali, e isso me fez muito bem”, afirma.
Para ampliar o atendimento às demandas, um novo centro será construído na área que corresponde aos Itaúnas. “Todo esse trabalho é importantíssimo. Para enfrentar os problemas de saúde mental da nossa população, vamos construir mais um CAPS nos Itaúnas”, anunciou Assayag.
O CAPS AD Dr. Renato Menezes também se tornou referência no tratamento e acolhimento de pessoas dependentes de álcool e drogas. Com uma equipe multiprofissional, são realizados aproximadamente 900 atendimentos mensais, visando resgatar os pacientes dependentes e reintegrá-los ao convívio social e familiar.
Mateus Assayag destacou que vai ampliar os serviços da prefeitura para prevenir o impacto das drogas e do álcool na juventude, evitando a destruição de vidas, do futuro e das famílias. “Vamos fortalecer ainda mais as políticas públicas voltadas para as famílias parintinenses. Além disso, construiremos mais espaços esportivos dentro das escolas, praças e bairros, como, por exemplo, um espaço para skate no Itaúna”, afirmou Mateus.
Vanessa Gonçalves, por sua vez, ressaltou que, ao lado de Mateus, trabalhará para que as mães tenham, por meio da prefeitura, acolhimento, apoio, orientação e atendimento para seus filhos, vítimas do álcool e das drogas. “Queremos que você e sua família tenham uma vida digna e saudável. Que seu filho possa se livrar desse mal e seja capaz de construir o próprio destino”, concluiu.
Mín. 25° Máx. 39°