Terça, 20 de Abril de 2021 10:12
92 985461091
Política ITBI

Vereador Jander Lobato propõe redução da taxa do ITBI para regularização de imóveis em Manaus

A iniciativa tem o intuito de incentivar a regularização fundiária através da política de redução da alíquota tributária referente ao ITBI

28/02/2021 10h56
Por: Redação
Vereador Jander Lobato durante sessão da CMM.
Vereador Jander Lobato durante sessão da CMM.

Manaus - O vereador Jander Lobato (PTB) protocolou junto à Mesa Diretora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), um pedido de indicação ao Prefeito de Manaus, David Almeida, para a prorrogação dos efeitos jurídicos e demais  disposições das Leis nº 2.674, de 11 de setembro de 2020, e Lei nº 2.567, de 26 de dezembro de 2019, que tratam da regularização de imóveis por meio de redução no valor do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI),  estabelecendo o desconto de até 50% na cobrança do tributo, por um período de até 12 meses, ou enquanto vigorar o estado de calamidade pública, ocasionado pela pandemia do novo Coronavírus na cidade de Manaus. 

A propositura do vereador sugere ao poder executivo o envio de projeto de lei ao parlamento municipal, no sentido de estender os efeitos jurídicos e as disposições das leis citadas, como uma forma de estimular donos de imóveis que não possuem escritura e registro dos bens a regularizarem a situação junto ao município, o que resultaria em um estímulo à economia, com aumento na arrecadação municipal. 

Para lavrar a escritura e registrar um imóvel, a legislação municipal determina o pagamento do ITBI, que representa 2% sobre o valor do imóvel, além das taxas cartoriais.

"A iniciativa tem o intuito de incentivar a regularização fundiária através da política de redução da alíquota tributária referente ao ITBI, o que resultaria em um estímulo à nossa economia, uma vez que colaboraria com a arrecadação municipal", explicou o vereador Jander Lobato. 

Em 2020, a então gestão do executivo municipal sancionou a lei que prorrogou até dezembro do referido ano o desconto de até 50% no valor do ITBI para propriedades pendentes de regularização no Registro de Imóveis. A Lei nº 2.674, de 11 de setembro de 2020, foi aprovada pelos vereadores da CMM, naquele período.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Parintins - AM
Atualizado às 10h56 - Fonte: Climatempo
28°
Muitas nuvens

Mín. 23° Máx. 31°

30° Sensação
2.2 km/h Vento
66.5% Umidade do ar
90% (12mm) Chance de chuva
Amanhã (21/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (22/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias