Da Redação | CNA7
[email protected]
Parintins (AM) - O artista plástico Jair Mendes, conhecido por ser o criador do boi biônico, está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Jofre Cohen. Ele é responsável por implantar as primeiras alegorias do Festival de Parintins, assim como deu movimentos aos bois.
Jair Mendes foi hospitalizado na última quarta-feira (03), após ser diagnosticado com pneumonia. O artista, considerado mestre por todos os artesãos parintinenses, completou 82 anos no último dia 12 de junho. Ele foi homenageado pelo boi-bumbá Garantido na noite "Menina dos Olhos do Mundo" em 28 de junho, quando esteve ao lado dos membros da família Monteverde.
De acordo com a diretora do hospital municipal, Joseane Mascarenhas, ele está recebendo atenção especial da equipe médica. "Ele é cardiopata e seu estado de saúde é considerado estável", afirmou.
Jair Mendes é uma das referências dos bumbás de Parintins. Como alegorista, foi homenageado pelo boi Caprichoso, que nomeou seu galpão de alegorias em sua honra. No boi Garantido, atuou no galpão até 2023. Ele também foi professor dos artistas Markinho Azevedo (falecido em dezembro do ano passado) e Denildo Piçanã, do Caprichoso e Garantido, respectivamente.
Os casos de sintomas gripais foram os mais registrados na unidade de saúde após o Festival de Parintins.