Sob um céu azul com algumas manchas de nuvens brancas, o avião monomotor Caravan, prefixo PR-VAL da Cleiton Táxi Aéreo (CTA), tocou a pista do Aeroporto Júlio Belém às 9h44min desta terça-feira (23/02) trazendo o corpo do “eterno” apresentador Paulinho Faria, falecido no início da tarde de segunda-feira (22), em decorrência das complicações do Covid 19. Por 26 anos, Paulinho Faria comandou a galera do Boi Bumbá Garantido na disputa com o Boi Bumbá Caprichoso, eternizando a famosa contagem que precede o início da evolução da batucada.
O féretro de Paulinho foi recepcionado pelo Boi Garantido ainda na pista, fazendo evoluções em frente ao esquife ainda dentro da aeronave.
Junto com o corpo veio a esposa do ex-apresentador, Paulinha, a filha e o sobrinho e João Paulo Faria, que se juntou os irmãos Zezinho Faria e Antônio Faria que aguardavam a chegada do corpo, bem como o presidente do Bumbá, Antônio Andrade liderando a diretoria da associação folclórica, para as homenagens a Paulinho Faria.
Na área externa do Aeroporto Júlio Belém torcedores com semblantes de tristeza e perplexidade pelo falecimento de seu ídolo, aguardaram o desembarque do caixão.
Um torcedor fazia ecoar durante o desembarque, um mujido de um boi como se estivesse chorando pela perda do ex-apresentador.
Enquanto eram realizados os preparativos para o desembarque do esquife, Paulinha sob prantos pela perda do marido era consolada por familiares e amigos.
O ataúde após ser retirado do avião, foi colocado em uma camionete cedida pelo Aeroporto. Iniciando o trajeto de quase quatro quilômetros até a Cidade do Garantido. Durante o percurso, o cortejo fez uma parada em frente à Rádio Clube de Parintins.
Em frente à Cidade do Garantido, um outro grupo de torcedores e brincantes aguardavam a chegada do cortejo. Um grupo de senhoras aparentando faixa etária acima dos 60 anos conversavam entre si, relembrando os antigos festivais e os desdobramentos d disputa entre o Garantido e seu rival, Boi Bumbá Caprichoso.
Às 10h25min, o cortejo chegou na Cidade do Garantido, sendo o corpo sendo recepcionado por uma alegoria de Nossa Senhora do Carmo, dando a impressão que o semblante demonstrava tristeza pela morte de uma das várias personalidades ligadas aos bumbás e que fizeram levar o nome de Parintins ao circuito das maiores festas populares do Brasil.
O velório na Cidade do Garantido, para proporcionar aos torcedores o adeus ao Paulinho Faria, teve uma duração de pouco mais de duas horas.
Após o velório, o cortejo fúnebre seguiu pelas ruas da cidade. Atendendo pedidos da diretoria do boi rival, Caprichoso o cortejo passou em frente ao curral azul e branco, na rua Gomes de Castro, bairro de Palmares onde recebeu homenagem. De lá o cortejo seguiu para o cemitério São José (Centro), onde o corpo do ex-apresentador foi sepultado.
Mín. 23° Máx. 28°
Mín. 24° Máx. 29°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.Mín. 23° Máx. 29°
Sol com muitas nuvens e chuva