Uma das figuras mais históricas do Boi Garantido se foi nesta segunda-feira (22). Paulinho Faria, histórico apresentador e também levantador de toadas do bumbá vermelho e branco, faleceu em Manaus, vítima da Covid-19.
A informação foi confirmada pelo irmão dele, Zezinho Faria, no Facebook. "Com imensa tristeza comunico que neste instante acabou de falecer o meu querido irmão Paulinho Faria". Paulinho estava internado desde o início do mês, inicialmente no hospital Jofre Cohen, em Parintins, e depois em uma unidade particular de Manaus.
No fim de semana, ele teve seu quadro agravado e veio a falecer nesta segunda-feira.
Trajetória
Paulinho Faria teve a vida dedicada ao Garantido. Apresentador do bumbá desde os 15 anos de idade, ele permaneceu no posto por longos 26 anos, vencendo o item nada menos que 24 vezes. Conhecido como 'Garotinho de Ouro', ele ainda foi levantador do bumbá por quatro anos, em um período que antecedeu a 'era' David Assayag.
Ele ficou no posto até o ano 2001, quando passou o bastão para Israel Paulain. Depois disso, adotou uma perfil mais reservado, aparecendo pouco em eventos, fazendo poucos shows e dando entrevistas cada vez mais raras. Uma prova de que sempre fez o que fez motivado não por fama ou dinheiro, mas pelo amor ao boi da Baixa do São José.
Responsável por eternizar a chamada 'Mas quem é Garantido levanta o braço', que animava a galera vermelha e branca no Bumbódromo e que até é hoje é entoada por Israel Paulain, seu sucessor, Paulinho hoje deixa os dois lados da Ilha Tupinambarana em luto pela saudade e a partida de alguém que foi tão importante para o Festival de Parintins, não apenas para o Garantido.
Por A Crítica
Mín. 23° Máx. 29°
Mín. 23° Máx. 31°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.Mín. 24° Máx. 29°
Sol com muitas nuvens e chuva