Quarta, 03 de Março de 2021 11:12
92 985461091
Saúde Vacinação

Sesai lança projeto de incentivo ao primeiro emprego de indígenas nos Dsei's

Para o Dsei/Parintins, serão disponibilizadas 04 vagas para enfermeiros e técnicos em enfermagem. As vagas serão preenchidas através de processo seletivo realizado pela ONG 'Missão Evangélica Caiuá'

19/02/2021 11h17
Por: Redação
Divulgação
Divulgação

O Ministério da Saúde, através da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), lançou nesta semana o projeto "Jovens indígenas: meu primeiro emprego". O objetivo é valorizar a atuação de profissionais indígenas nos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) em todo o país.

O projeto prevê vagas exclusivamente para indígenas e irá contratar 68 enfermeiros (2 por DSEI) e 136 técnicos de enfermagem (4 por DSEI) que tenham se formado há no máximo 18 meses. Os editais estão previstos para serem lançados em março de 2021.

O Dsei/Parintins possui 414 funcionários entre servidores, terceirizados e conveniados que atuam nos cinco principais municípios do Baixo-Amazonas: Parintins, Barreirinha, Maués, Nhamundá e Boa Vista do Ramos.

O secretário da Sesai, Robson Santos, destaca que o objetivo é permitir que pessoas que tenham se formado há no máximo 18 meses possam ter o seu primeiro emprego, sendo selecionados entre indígenas e receberão o mesmo salário dos demais profissionais.

"Hoje, quase 50% da força de trabalho da Sesai já é formada pelos nossos irmãos indígenas e isso vai aumentar. Com esse novo projeto, nós estaremos abrindo vagas específicas para enfermeiros e técnicos de enfermagem em cada um dos 34 distritos", explicou o secretário.

Para o coordenador do Dsei/Parintins, esse projeto irá valorizar o indígena que buscou formação fora de sua aldeia e hoje deseja retornar para ajudar seu povo.

"Este projeto é para profissionais de saúde indígenas que estudaram e estão buscando espaço no mercado de trabalho, para colaborar com seu povo, com a sua gente, dentro das terras indígenas. Teremos em cada Dsei 04 vagas para contratar esses profissionais indígenas e inseri-los na força de trabalho do distrito", ressaltou José Augusto.

As vagas serão preenchidas através de processo seletivo realizado pela ONG 'Missão Evangélica Caiuá', conveniada com a Sesai. O edital com as vagas deverá ser divulgado na primeira quinzena de março.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Parintins - AM
Atualizado às 12h07 - Fonte: Climatempo
28°
Muitas nuvens

Mín. 23° Máx. 29°

31° Sensação
4.7 km/h Vento
71.8% Umidade do ar
90% (19mm) Chance de chuva
Amanhã (04/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sexta (05/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias