Terça, 29 de Abril de 2025
22°C 34°C
Parintins, AM
Publicidade

Sindicato dos Jornalistas do Amazonas e FENAJ Repudiam agressão e intimidação a Jornalista em Parintins

Sinjor e Fenaj também notificaram o presidente da Câmara de Parintins

Redação
Por: Redação
11/03/2024 às 20h59
Sindicato dos Jornalistas do Amazonas e FENAJ Repudiam agressão e intimidação a Jornalista em Parintins

MANAUS, AM - O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas (Sinjor/Am) e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) emitiram nota conjunta de repúdio após o jornalista Carlos Alexandre Rodrigues Ferreira ser alvo de intimidação durante o exercício de sua profissão na Câmara Municipal de Parintins, no último dia 8 de março.

O incidente ocorreu durante uma sessão especial dedicada às mulheres, quando o vereador Massilon Cursino de Medeiros (Republicanos) discordou de publicações atribuídas por ele, ao jornalista. Em um ato de desrespeito à liberdade de imprensa, o vereador tentou intimidar o profissional, chegando a empurrá-lo em uma das salas dentro das dependências da Casa Legislativa.

A atitude do vereador, além de representar uma violação flagrante dos direitos fundamentais dos jornalistas, também infringe o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, que claramente estabelece que a obstrução direta ou indireta à livre divulgação da informação, a aplicação de censura e a indução à autocensura são delitos contra a sociedade. 

Diante desses fatos, a diretoria do Sinjor/Am e a Fenaj condenaram, veementemente, a postura do vereador Massilon Cursino de Medeiros (e expressou solidariedade irrestrita ao jornalista Carlos Alexandre, colocando-se à disposição para qualquer medida necessária para garantir a segurança e integridade do profissional.

O Sindicato dos Jornalistas no Amazonas também notificou, por meio de ofício, nesta segunda-feira (11/3), o presidente da Câmara Municipal de Parintins, vereador Alex Garcia (PSD), solicitando providências quanto ao decoro parlamentar com abertura de uma sindicância interna do Poder em Parintins, conforme o Regimento Interno da Casa Legislativa, para apurar a conduta do vereador agressor.  

NA ÍNTEGRA A NOTA DE REPÚDIO

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas - Sinjor/Am e a Federação Nacional dos Jornalistas – Fenaj, vêm a público manifestar o seu repúdio  à agressão e intimidação sofridas pelo jornalista Carlos Alexandre Rodrigues Ferreira, registrada no último dia 8 de março, em sessão especial dedicada às Mulheres, na Câmara Municipal de Parintins.

O vereador Massilon Cursino de Medeiros (Republicanos) por discordar de publicações atribuídas ao jornalista Carlos Alexandre, tentou intimidar o profissional, chegando a empurrá-lo em uma das salas nas dependências da Casa Legislativa.

A entidade representativa dos jornalistas no Amazonas alerta que, com base no Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, "a obstrução direta ou indireta à livre divulgação da informação, a aplicação de censura e a indução à autocensura são delitos contra a sociedade" (trecho do item V, do artigo 2º do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros).

Diante dos fatos, a diretoria do Sinjor/Am condena a postura do vereador Massilon Cursino de Medeiros. Além disso, solicita providências quanto à abertura de sindicância interna do Poder em Parintins, tendo como referência o Regimento Interno da Casa Legislativa. E, por último, presta solidariedade ao jornalista Carlos Alexandre, colocando-se à disposição para novas solicitações e/ou representações que o caso requeira. 

Manaus, 11 de março de 2024.
Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas – SINJOR/AM
Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Fotos: Filipe Jazz
Solidariedade Há 4 dias

Doação de Sangue: elo humano em tempos de escassez

Doar sangue, portanto, é mais do que um gesto de generosidade: é uma afirmação de pertencimento à humanidade.

Divulgação
TCE-AM Há 1 mês

Educação, qualificação e controle: A base da eficiência na gestão pública

A abertura do ano letivo da Escola de Contas Públicas (ECP) do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) e a realização do Ouvidoria Day marcam um momento significativo para refletirmos sobre o papel da capacitação técnica no fortalecimento da governança e da fiscalização.

Divulgação
TCE Há 2 meses

Temos razões para celebrar no Dia Internacional da Mulher? _“Sim, mas só quando pudermos dizer, sem hesitação, que a Amazônia é um território seguro para todas as suas mulheres. Até lá, nossa única escolha é lutar”

A Amazônia, que deveria ser um símbolo de força e resistência feminina, torna-se um território de medo para muitas mulheres. O avanço da violência é visível e inaceitável. As cidades crescem, mas com elas se expandem as sombras da impunidade e da omissão.

Foto: Divulgação
TCE-AM Há 2 meses

Tribunais de Contas e o Futuro da Amazônia: O TCE-AM na Indução de Políticas Públicas Ambientais

O Amazonas, com 97% de sua vegetação nativa ainda preservada, fornece serviços ambientais indispensáveis, como a regulação climática, a manutenção do ciclo das águas e a estocagem de carbono.

Divulgação
TCE-AM Há 2 meses

Controle e Transparência Climática: O Compromisso do TCE-AM com a Sustentabilidade e a Governança Ambiental

Nosso papel vai além da análise de contas públicas; temos a responsabilidade de garantir que os recursos destinados ao combate às mudanças climáticas sejam aplicados de forma eficaz e transparente.

Lenium - Criar site de notícias