Quarta, 24 de Fevereiro de 2021 19:42
92 985461091
Saúde DPE

Bi Garcia vai representar contra Defensores Públicos

Defensores acusaram a Prefeitura em redes sociais pelo falecimento de um paciente por suposta falta de oxigênio

25/01/2021 17h26 Atualizada há 4 semanas
Por: Eduardo Gomes
Foto: Arleison Cruz
Foto: Arleison Cruz

O prefeito Bi Garcia (DEM) anunciou no final da manhã desta segunda-feira (25) que vai ingressar com uma representação contra dos defensores público no município, Gustavo Cardoso e Gabriela Gonçalves na Corregedoria da Defensoria Pública do Estado. Os defensores responsabilizaram a Prefeitura em uma live divulgada em redes sociais, pelo falecimento do paciente Silvano Cidade. O Prefeito determinou também a instauração de uma rigorosa sindicância para apurar as circunstâncias da morte do paciente, bem como o responsável pela veiculação do prontuário do paciente em redes sociais. Segundo Bi Garcia, no momento do falecimento do paciente, havia uma reserva técnica de 17 cilindros de oxigênio para atender emergências.

No pronunciamento seguido de entrevista coletiva, Bi Garcia inicialmente prestou solidariedade aos familiares do paciente Silvado Cidade.

Bi Garcia contou que soube do falecimento do paciente ao chegar no Hospital Jofre Cohen na manhã de domingo para uma reunião com a diretoria do Jofre e do Hospital Padre Colombo, este utilizado como retaguarda.

De acordo com relato do Prefeito, os dois defensores chegaram ao hospital, alegando que fariam uma fiscalização, rejeitando o acompanhado do vice-prefeito e do subsecretário de Saúde. Ao final da “fiscalização” gravaram um vídeo, acusando a falta de oxigênio e de transparência da administração municipal.

“Há de se lamentar o comportamento agressivo, desleal, arrogante, prepotente e diria pra vocês, até mesmo leviano. Fizeram pré-julgamento de um óbito que nós estamos mandando apurar”, afirmou Bi Garcia.

O Prefeito ressaltou que a relação com a Defensoria Pública do Estado do Amazonas é harmoniosa.

“Em todas as reuniões do Comitê de Combate ao Coronavírus aqui nesse auditório, sempre tiveram vez e voz para se posicionar no Comitê. Muitas ações foram recomendadas pela Defensoria e acatada pelo Município e não posso deixar de reconhecer ações judiciais promovida pelo Ministério Público e pela Defensoria que tem nos ajudado principalmente no que se refere a transferência de pacientes e até mesmo a doação de alguns equipamentos importantes para o combate ao Coronavírus”, assinalou.

Em relação às declarações da defensora Gabriela Gonçalves sobre uma suposta falta de oxigênio na manhã do último domingo, Bi Garcia rechaçou veementemente. Segundo ele se fosse verdade, mesmo com a queda de pressão da Usina recém-implantada, outros pacientes teriam falecido.

Bi Garcia disse que em respeito aos familiares, determinou a abertura da sindicância para apurar desde quando o paciente deu entrada.

“Além da Sindicância e da apuração dos fatos, nós também vamos representar na Corregedoria da defensoria Pública do Estado do Amazonas para apurar a responsabilidade e o comportamento leviano dos dois defensores que fizeram pré-julgamento e assim eu posso falar, estavam atrás de holofotes para fazer politicagem. Que o nosso Governo não está atrás de holofote pra fazer politicagem”, declarou.

Lembrou que desde o início da pandemia a Prefeitura tem dispendido esforços para salvar vidas e não fazer palanque. Citou várias ações desenvolvidas como toque de recolher, higienização de logradouros públicos, primeiro município a tornar obrigatório o uso de máscaras, distribuição de kits de medicamentos sem cloroquina, testagem em massa, aquisição de duas usinas de oxigênio. “Nós somos referência nacional”.

Ele anunciou que a balsa utilizada na travessia Parintins/Vila Amazônia foi deslocada para o transporte de caminhão tanque de oxigênio já enviada a Manaus para reabastecimento.

Bi Garcia desmente Globo sobre usinas alugadas

O Prefeito em pronunciamento desmentiu informações veiculadas na reportagem do Fantástico da rede Globo de Televisão no último domingo, no qual assinala que as duas usinas de produção de oxigênio instaladas no Hospital Jofre Cohen sejam alugadas.

Bi Garcia exibiu cópias de duas notas fiscais emitidas em nome do Fundo Municipal de Saúde referentes a compra da usina celebrada em setembro do ano passado, no valor de R$ 793.596,00 e a segunda mais recente adquirida em 15 de janeiro deste ano no valor de R$1,4 milhão.

Ele anunciou que vai pedir direito de resposta junto a Rede Globo. O prefeito lamentou o fato de a emissora não ter o procurado para prestar esclarecimentos.

“Passaram informações levianas para a população parintinense. Nós vamos solicitar o direito de resposta ao Fantástico da rede Globo para repor a verdade”, disse o prefeito, classificando a reportagem de tendenciosa.

A usina adquirida em setembro do ano passado produz 8 metros cúbicos por hora e a mais nova, implantada recentemente, 32 metros cúbicos, o que dá uma produção de 40 metros cúbicos. Devido ao grande número de pacientes necessitando de oxigênio, as duas usinas estão produzindo além da capacidade, cerca de 50 metros cúbicos por hora. Além da usina, o hospital conta com cilindros de oxigênio.

Na próxima semana a Prefeitura deverá receber equipamento para engarrafar o oxigênio.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
-
Atualizado às 20h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. 24° Máx. 31°

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
80% (25mm) Chance de chuva
Amanhã (25/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens e chuva
Sexta (26/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 28°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias