Quarta, 27 de Janeiro de 2021 19:20
92 985461091
Saúde Transferência

Teresina aceita receber 30 pacientes com Covid-19 vindos de Manaus, diz presidente da FMS

Enfermeiros do Hospital Universitário da UFPI, para onde os pacientes irão, fizeram uma pequena manifestação na unidade, afirmando que o local não tem equipamentos de proteção individual suficientes.

14/01/2021 12h02 Atualizada há 2 semanas
Por: Redação
Divulgação
Divulgação

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, informou que Teresina aceitou receber na manhã desta quinta-feira (14) 30 pacientes de Manaus com Covid-19. A chegada, segundo a FMS, está prevista para 13h. A capital amazonense já registra, em janeiro, um número recorde de internações pela Covid-19 desde o início da pandemia.

Segundo o presidente, os pacientes serão todos atendidos no Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e serão transferidos pela Força Aérea Brasileira. No local, segundo a FMS, há 50 leitos disponíveis e oito estão ocupados.

O G1 aguarda o retorno da Prefeitura de Manaus e do Governo do Amazonas a respeito do questionamento da reportagem sobre a transferência de pacientes para o Piauí. O Ministério da Saúde e a Força Aérea Brasileira também foram procurados e ainda não se pronunciaram sobre o assunto.

Segundo a FMS, são 11 ambulâncias disponibilizadas para o transporte dos pacientes, sendo duas avançadas e nove básicas. De acordo com o presidente, os leitos na capital são suficientes para atender a demanda local e para receber os pacientes.

“Os pacientes são clínicos. Faremos a triagem deles ainda dentro do avião para analisarmos o quadro de saúde antes de realizarmos o transporte. Já organizamos a logística de recebimentos dos pacientes. Ambulâncias avançadas, equipe de triagem, oxigênio, máscaras, cadeiras de rodas, apoio de transporte. O Hospital Universitário irá receber os pacientes”, disse Gilberto.

De acordo com ele, o pedido foi feito diretamente pelo Ministério da Saúde. Na quarta-feira (13), o ministro Eduardo Pazuello disse que a prioridade na vacinação contra a Covid-19 será a cidade de Manaus, devido ao aumento rápido no número de casos nos últimos dias.

"Vamos vacinar em janeiro. E Manaus será também a primeira a ser vacinada, eu fui claro? Ninguém receberá a vacina antes de Manaus. A vacina será distribuída simultaneamente em todos os estados, na sua proporção de população. E Manaus terá a sua prioridade também", disse Pazuello.

Segundo o Governo do Amazonas, o número de internações por Covid em Manaus chegou a 2.221, de 1º a 12 de janeiro. Em abril do ano passado, foram internados 2.128 pacientes com Covid. As hospitalizações de janeiro também já haviam superado o mês de maio, que passou a ser o terceiro mês com mais internados (1.926).

Ocupação de leitos no estado e na capital piauiense

Em Teresina, há 267 leitos clínicos disponíveis e a ocupação desta quinta-feira (14), segundo a Sesapi, é de 56,9%. Quanto aos leitos de UTI, há 181 disponíveis e 50% ocupados.

Em todo o estado, 2.930 pessoas já morreram por conta da Covid-19. O Piauí já tem 149.686 casos confirmados. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) informou que a ocupação de leitos clínicos no estado é de 45,7% e, de leitos de UTI, de 47,5%.

Por Maria Romero, G1 PI

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Parintins - AM
Atualizado às 20h01 - Fonte: Climatempo
26°
Muitas nuvens

Mín. 23° Máx. 29°

27° Sensação
3.1 km/h Vento
72.5% Umidade do ar
90% (12mm) Chance de chuva
Amanhã (28/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 31°

Sol com muitas nuvens e chuva
Sexta (29/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 30°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias