Quarta, 27 de Janeiro de 2021 20:04
92 985461091
Saúde Covid-19

“Os hospitais estão cheios”, alerta médico Alberto Figueiredo sobre crescente da Covid-19 em Parintins

De acordo com o profissional de saúde, se não houver isolamento social, uso de máscaras e cuidados com a higiene, todos os planos do município em minimizar a proliferação do vírus não terão efeito.

11/01/2021 16h32 Atualizada há 2 semanas
Por: Redação
Foto: Mulher foi atendida no corredor do hospital, após chegar na ambulância da central de resgate. Emergência estava lotada. Foto:Carlos Alexandre
Foto: Mulher foi atendida no corredor do hospital, após chegar na ambulância da central de resgate. Emergência estava lotada. Foto:Carlos Alexandre

Da Redação | CNA7 

[email protected]

Parintins (Am) – O dia 10 de janeiro, segundo domingo de 2021, foi bastante agitado no Hospital Jofre Cohen, referência no atendimento ao novo coronavírus no interior do Amazonas. A emergência esteve lotada durante todo o dia. Uma mulher com falta de ar conseguiu dirigir o carro até na frente do hospital. Ela abriu a porta do veículo, mas não teve condições de chegar na emergência. “Ela desmaiou e ficou lutando para puxar a respiração. Uma cena horrível. Os funcionários do Jofre Cohen rapidamente a levaram para a emergência”, contou uma testemunha que aguardava ser atendida. 

As ambulâncias da Central de Resgate de Parintins, por várias vezes, levaram pessoas com problemas respiratórios para a unidade de alta complexidade. Devido a demanda muito grande, uma das mulheres foi atendida em uma maca no corredor do hospital. Enquanto tudo isso acontecia, um homem que fazia a triagem para ser atendido também desmaiou. A profissional de saúde que o atendia, desesperadamente, segurava o paciente para que ele não caísse da cadeira, onde aguardava o atendimento. 

Três médicos estavam se dividindo entre atender a emergência e cuidar dos pacientes nos leitos. Uma profissional de saúde revelou que os médicos estão cansados trabalhando diuturnamente e alguns estão com sintomas da covid. A própria diretora do hospital Jofre Cohen, Joseane Mascarenhas, desabafou em suas redes sociais “que na unidade estava literalmente escuro e sombrio”. Ela relatou que viu médicos chorando nos corredores do hospital, sobrecarregados e que sentiram-se impotentes ao entubar o colega de profissão Amintas Jr. “Já estamos estafados psicologicamente e esgotados fisicamente”, disse.

O médico Alberto Ferreira disse no programa de rádio “Parintins em Revista” que, se a população não colaborar, as medidas para reduzir os casos de Covid serão todas em vão. “Esperamos que a população compreenda e nos ajude. Não existe uma outra forma da gente trabalhar sem leito. Se não houver contribuição mesmo com todas as medidas. Se a gente não limita esse aumento de casos, a gente vai esgotando tudo. Não existe nada mais desesperador do que ver o paciente na porta do Hospital e não ter como recebe-los. Os hospitais cheios”, afirma o médico. 

Nota da prefeitura 

Sobre a possibilidade de médicos estarem com sintomas do novo coronavírus, infectados e até reinfectados, a Secretaria Municipal de Saúde informou que nos atendimentos das unidades básicas farão triagem dos pacientes para as unidades de saúde e pode ocorrer a falta de profissionais devido “à expressiva infecção e possível reifecção destes trabalhadores pelo coronavírus. Somente na semana passada, pelo menos quatro profissionais médicos tiveram que deixar o atendimento por conta de contaminação”.

Acompanhe a nota na íntegra

NOTA INFORMATIVA

A Prefeitura de Parintins informa que iniciou na manhã desta segunda-feira, 11 de janeiro, iniciou a readequação no atendimento nas unidades básicas de saúde do município por conta do agravamento da pandemia do coronavírus. 

A Secretaria de Saúde informa também que os atendimentos estão ocorrendo normalmente, mas que em alguns casos podem ocorrer problemas com falta de profissionais devido à expressiva infecção e possível reinfecção destes trabalhadores pelo novo coronavírus. Somente na semana passada, pelo menos quatro profissionais médicos tiveram que deixar o atendimento por conta de contaminação. 

A Prefeitura reitera todo esforço que vem realizando desde o início da pandemia para atender a toda a população de Parintins com qualidade. Aproveita para solicitar também novamente que a população redobre as medidas de prevenção contra a COVID-19.

Prefeitura Municipal de Parintins

Secretaria Municipal de Saúde

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Parintins - AM

Parintins - Amazonas

Sobre o município
Parintins - AM
Atualizado às 21h03 - Fonte: Climatempo
25°
Muitas nuvens

Mín. 23° Máx. 29°

25° Sensação
4 km/h Vento
75.2% Umidade do ar
90% (12mm) Chance de chuva
Amanhã (28/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 31°

Sol com muitas nuvens e chuva
Sexta (29/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 30°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias