Domingo, 17 de Janeiro de 2021 03:16
92 98856-3549
Educação Matrículas

Secretarias de educação divulgam calendário de matrícula 2021

Devido à pandemia da Covid-19, este ano as matrículas serão realizadas totalmente online

08/01/2021 16h48
Por: Redação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Manaus – As secretarias municipal e estadual de educação divulgaram na manhã desta sexta-feira (8) o calendário de matrículas para os alunos da rede pública de ensino no ano letivo de 2021. Devido à pandemia da Covid-19, este ano as matrículas serão realizadas totalmente online, resultado da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc) com o apoio da Processamento de Dados Amazonas (Prodam).

O calendário foi anunciado em coletiva de imprensa online transmitida pelo Facebook e contou com a presença da gerente de matrícula da Seduc, Irlanda Araújo, da gerente de matrícula da Semed, Darlene Liberato e do Diretor Técnico da Prodam, Heleno Ferreira.

A rede municipal terá 502 unidades de ensino para atender 263 mil alunos que já fazem parte da rede e a abertura de mais de 46 mil novas vagas. Já a rede estadual deve atender a 589 mil estudantes, entre alunos em continuidade de ensino e novos alunos em 599 unidades escolares. Para os novos alunos da rede estadual haverá a oferta de 168 mil vagas.

O site disponibilizado para as matrículas e rematrículas, www.matriculas.am.gov.br,  pode ser acessado em qualquer computador, tablet e celular. O site possui uma interface simples e fácil de usar. Informações podem ser obtidas somente pelos e-mails: [email protected] e [email protected]

Rematrícula

O processo de rematrícula iniciou no dia 28 de dezembro de 2020 e encerrou nesta quinta-feira (7) garantindo a rematrícula para 2021 a todos os alunos com matrícula ativa em 2020. O processo garante a rematrícula automática e continuidade de estudo para os alunos que já faziam parte da rede pública que nela permanecem e foi feito de forma automática pelas escolas estaduais e municipais, sem que houvesse a necessidade de presença física dos pais.

Transferência de reordenamento

Este processo garante a vaga para o aluno que em 2020 estudou em escola que não oferecia sua série no ano subsequente. Este processo iniciou nesta sexta-feira (8) e terá a confirmação automática de matrícula nos dias 11 e 12 de janeiro. O trâmite será feito pela própria escola. A entrega da documentação pelos pais ou responsáveis presencialmente apenas após a retomada das aulas presenciais.

Transferências

Conforme a lei, as escolas vão iniciar o processo de transferências primeiro para os alunos com deficiência. As transferências para os alunos PcD serão feitas nos dias 20 e 21 de janeiro. O processo de transferência de todos os demais alunos será feito no dia 29 de janeiro. A confirmação da matrícula será automática, feita pela própria escola e a entrega de documento pelos pais ou responsáveis deverá ser feita apenas após o início das aulas.

Aluno Retardatário

O processo de rematrícula para os alunos que não cumpriram prazo delimitado no calendário será realizado a partir do dia 2 de fevereiro, com confirmação automática pela escola e entrega de documento pelos pais ou responsáveis após o início das aulas.

Escolas de tempo integral, escolas militares e novo EJA

Para os alunos de tempo integral, Escolas Militares e Educação de Jovens e adultos, o atendimento será totalmente online, obedecendo os prazos estabelecidos no calendário de matrícula.

Alunos estrangeiros

Matrícula para alunos estrangeiros se dará da mesma forma que para os cidadãos brasileiros, por meio de atendimento virtual para alunos que já possuem documentação. Para os alunos que não possuem documentação o atendimento será presencial nas coordenadorias distritais ou regionais de educação da Seduc.

Fonte: D24am.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Manaus - AM

Manaus - Amazonas

Sobre o município
Parintins - AM
Atualizado às 03h54 - Fonte: Climatempo
25°
Muitas nuvens

Mín. 22° Máx. 33°

25° Sensação
4.4 km/h Vento
63.9% Umidade do ar
67% (9mm) Chance de chuva
Amanhã (18/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Terça (19/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 30°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias