Segunda, 25 de Janeiro de 2021 18:45
92 98856-3549
Política JOGO DO PODER

Golpe na Assembleia

Josué Neto com apoio de 15 deputados surpreende a bancada pró-governador Wilson Lima com aprovação de amenda antecipando a eleição da Mesa Diretora e elege o deputado Roberto Cidade

03/12/2020 19h29 Atualizada há 2 meses
Por: Eduardo Gomes
Golpe na Assembleia

 

O deputado Roberto Cidade (PV) foi eleito no final da tarde desta quinta-feira (03/12) presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. Até aí nada de anormal. Obteve 16 votos pela chapa 1 contra 8 votos dados á chapa 2 liderada por Belarmino Lins. Ocorre que a eleição de Cidade, foi precedida por uma manobra perpetrada pelo presidente da ALE, Josué Neto (PRTB) surpreendendo os deputados da base de apoio do governador Wilson Lima (PSC). Em uma iniciativa incomum, Josué fez aprovar em um tempo recorde com apoio de 15 deputados, emenda à Constituição, alterando a data para a eleição para a Mesa. O dispositivo anterior determinava que a eleição fosse realizada às 15 horas do último dia da sessão ordinária. Com a emenda, a eleição foi antecipada para o período de 30 dias antes do encerramento do ano legislativo.

 Uma cajadada e três coelhos

 

A manobra urdida pelo presidente da Assembleia matou três coelhos. A eleição de Roberto Cidade (PV) supostamente preterido pelo Governador para presidir a ALE, preparar a base de um possível impeachement do governador Wilson Lima e seu vice, Carlos Almeida e votos para a indicação de Josué Filho para a vaga de seu pai, conselheiro Josué Neto no Tribunal de Contas do Estado.

 Alijados da CCJR

 A trama que resultou na aprovação de afogadilho da Emenda Constituição, foi bem articulada. Deputados que integram a Comissão de Constituição e Justiça da Casa e são próximos ao governador Wilson Lima não foram convocados para discutir e aprovar a emenda. Uma delas foi a deputada Joana D’Arc (PL).

 Revolta de Alessandra e Joana D’Arc

 

A manobra foi classificada pelas deputadas Alessandra Campêlo (MDB) e Joana D’Arc (PL) e líder do governo na Assembleia como golpe. Elas foram uníssonas em acusar Roberto Cidade (PV) de ter aderido à manobra após ter sido preterido por Wilson Lima para presidir a Assembleia. Em princípio o nome de preferência pelo Governador era a deputada Alessandra Campelo que não poupou críticas aos deputados que participaram da manobra.

 Mala revelada

 

Na briga pelo poder na Assembleia, um fato noticiado ontem pela coluna, acerca do custo do voto por R$ 200 mil, foi trazido à tona na conturbada sessão desta quinta-feira. A deputada Joana D’Arc acusou o deputado Roberto Cidade (PV) de traidor e que estaria oferecendo os R$ 200 mil a cada deputado em troca de voto. A família de Cidade detém contratos com o Governo do Estado em obras no interior do Estado.

 Pernada na unção

 A revolta da deputada Alessandra Câmpelo (MDB) tinha um motivo. Ela pretendia, mesmo com a resistência de alguns parlamentares, receber as bençãos de Wilson Lima para presidir a Assembleia. Ela só não contava com a pernada tramada na calada da noite pelo grupo encabeçado por Josué Neto, surpreendendo os vários outros deputados.

 Chapa da conciliação

 

Pego de surpresa, o deputado Belarmino Lins decano da Assembleia do alto dos 30 anos ininterruptos no Poder Legislativo e três vezes presidente da ALE encabeçou a chapa 2 com um discurso apaziguador. Obteve apenas oito votos.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Jogo do Poder
Sobre Jogo do Poder
Tudo sobre os Bastidores do Poder e da Política na ótica do Jornalista Eduardo Gomes.
Parintins - AM
Atualizado às 19h37 - Fonte: Climatempo
28°
Muitas nuvens

Mín. 24° Máx. 30°

31° Sensação
3.9 km/h Vento
68% Umidade do ar
90% (30mm) Chance de chuva
Amanhã (26/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quarta (27/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias