Segunda, 25 de Janeiro de 2021 20:00
92 98856-3549
Política JOGO DO PODER

Desafios de David Almeida

Marcos Rotta de volta à Seminf, Sérgio Moro agora socorre empreiteiras.

30/11/2020 20h24 Atualizada há 2 meses
Por: Eduardo Gomes
Desafios de David Almeida

Eleito Prefeito de Manaus no último domingo, David Almeida tem grandes desafios em administrar uma cidade-estado, carente de um planejamento urbano. Dentre eles figuram a mobilidade urbana, transporte público e o saneamento básico. São áreas que necessitam de grandes somas de investimentos públicos. O desafio torna-se maior na medida em que a Prefeitura de Manaus dispõe de pouco mais de R$ 500 milhões para investimentos de um orçamento de pouco mais de R$ 6 bilhões. Resta saber como o Prefeito eleito vai contornar essa falta de recursos para investir na cidade.

Tradição mantida

Prática inaugurada por Amazonino Mendes (Podemos) quando assumiu a Prefeitura de Manaus em 1993, quando nomeou seu vice-prefeito Eduardo Braga (MDB) secretário municipal de Obras hoje Secretaria Municipal de Infraestrutura, a indicação do vice para a secretaria acabou se tornando uma tradição. Alfredo nomeou seu vice e hoje senador Omar Aziz em 1997. Sucessor de Alfredo, Serafim Corrêa quebrou a sequência, bem como Amazonino Mendes em 2009. Arthur Neto retomou a prática nomeado Hissa Abrahão em seu primeiro mandato e depois Marcos Rotta no segundo mandato. Agora Rotta retorna ao cargo por indicação do prefeito eleito David Almeida.

Sangria desatada

Parece que vai longe o karma enfrentado pelo governador Wilson Lima (PSC) no caso da compra dos respiradores. Mais uma vez a sede do governo recebeu a indigesta visita da Polícia Federal com mandados de busca e apreensão na terceira fase da “Operação Sangria” que investiga a compra de respiradores.

Xeque-mate na reeleição

Há dois anos no governo, Wilson Lima padece de algo que marque sua administração. A administração que comanda é um “arroz com feijão”. Não lhe dá fôlego para partir para uma reeleição. Pelo contrário, os intermitentes problemas na Saúde, vitaminada com essa compra de respiradores só tem contribuído para o desgaste. Diferente de Gilberto, Amazonino e o próprio Eduardo Braga, Lima se ressente de um grupo político forte. Sua base de apoio na Assembleia é circunstancial, daí ser fragilizada. Na primeira oportunidade todos pulam do barco.

Ética? Que Ética

E o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro hein? Algoz mor da Lava-Jato que promoveu uma devassa da Odebrecht, Queiroz Galvão, Sete Brasil e agora trabalha na consultoria norte-americana Alvarez & Marsal, contratada por estas empresas para salvá-las financeiramente e que curiosamente Moro vai atuar na área das disputas e investigações.

Estranhamento

Parafraseando o saudoso radialista Mário Silva, não convidem, mas não convidem mesmo o vereador da Câmara Municipal de Parintins Beto Farias e os irmãos, o vice-prefeito Tony Medeiros e o vereador eleito Massilon Cursino para degustarem bodó assado às margens do Lago Macurany. É muita espinha atravessada na garganta.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Jogo do Poder
Sobre Jogo do Poder
Tudo sobre os Bastidores do Poder e da Política na ótica do Jornalista Eduardo Gomes.
Parintins - AM
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
27°
Muitas nuvens

Mín. 24° Máx. 30°

29° Sensação
6.6 km/h Vento
74.2% Umidade do ar
90% (30mm) Chance de chuva
Amanhã (26/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quarta (27/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias