Terça, 01 de Dezembro de 2020 08:07
92 98856-3549
Saúde Covid-19

Dsei/Parintins amplia combate à Covid-19 na região do rio Andirá com instalação de Uapi móvel fluvial

A Unidade de Atenção Primária Indígena móvel é composta por equipes de resposta rápida no barco, médica, enfermeiros, técnicos em enfermagem, concentradores de oxigênio e laboratório para realização de testes de Covid-19

27/10/2020 13h35
Por: Redação
Fotos: Divulgação/Dsei-Parintins
Fotos: Divulgação/Dsei-Parintins

O Distrito Sanitário Especial Indígena de Parintins (Dsei/PIN), iniciou esta semana um trabalho intensivo em combate à Covid-19 após aumento de casos na região do rio Andirá, no município de Barreirinha, área abrangente no Baixo Amazonas. Para isso, o distrito colocou uma Unidade de Atenção Primária Indígena Móvel fluvial (Uapi), aumentando o número de atendimentos na área indígena.

Todos os polos bases do Dsei/Parintins já totalizam 32 concentradores de oxigênio. O distrito adquiriu 45 kits de cilindros de oxigênio de 50 litros, 15 kits de oxigênio de 5 litros para transportar de pacientes, além de insumos de suporte para utilização da oxigênioterapia, um investimento avaliado em R$ 171.400,96. 

A Uapi móvel é composta por 2 equipes de resposta rápida no barco, 1 médica, 2 enfermeiros, 2 técnicos em enfermagem, 3 concentradores de oxigênio e 1 laboratório para realização de testes de Covid-19.

Odontólogo apoiador da coordenação  distrital e divisão de saúde indígena, Daniel Dantas explicou que antes mesmo da confirmação do primeiro caso de Covid-19 na região do rio Andirá, o distrito instalou 3 Uapi's, compostas por concentradores de oxigênio e demais equipamentos e insumos.

"Para aumentar a capacidade de atendimentos, instalamos a Uapi móvel composta por mais uma equipe médica, com todos os equipamentos, concentradores e cilindros de oxigênio, para realizarmos o tratamento inicial de pacientes com coronavírus, evitando a deslocação imediata para a sede do município de Parintins", destacou Daniel.

No último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Especial Indígena (Sesai), o Dsei/Parintins registrou um total de 108 casos confirmados de Covid-19, sendo que 94 já estavam recuperados. O boletim aponta ainda que 05 indígenas foram a óbito pelo vírus.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Parintins - AM
Atualizado às 08h49 - Fonte: Climatempo
25°
Muitas nuvens

Mín. 23° Máx. 30°

25° Sensação
3.8 km/h Vento
71% Umidade do ar
67% (12mm) Chance de chuva
Amanhã (02/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (03/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 30°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias