ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Prefeito reafirma sua saída do PSDB

Bi Garcia diz que até em fevereiro definirá para qual partido pretende se filiar para disputar a reeleição

06/01/2020 16h59Atualizado há 3 meses
Por: Eduardo Gomes

O prefeito de Parintins, Bi Garcia reafirmou na manhã desta segunda-feira que está de saída do PSDB. A troca de partido será formalizada até o final de fevereiro, bem antes da abertura da janela partidária no período de cinco de março até o dia três de abril, para que candidatos, principalmente vereadores troquem de partido sem serem sujeitos a processos de infidelidade partidária. Um dos motivos é segundo Garcia, a má relação com as lideranças do PSDB estadual.

“Tenho convite de seis partidos”, afirmou Bi Garcia durante visita na manhã desta segunda-feira (06/01) na obra de contenção na orla trecho próximo ao Comunas.

Para ingressar na nova legenda, o Prefeito avalia os estatutos, orientação política, facilidade na busca de investimentos para o município e espaço político no Estado do Amazonas.

Bi Garcia já decidiu deixar o PSDB faltando definir para qual partido vai se filiar
Bi Garcia está com um pé fora do PSDB

 

“Nós podemos definir até março, início de abril. Eu quero definir agora em fevereiro essa mudança partidária para estar tranquilo no que se refere a eleição municipal que se avizinha”, declarou o prefeito ao demonstrar interesse em definir seu futuro partido com vistas à busca de sua reeleição.

Expectativa

Em relação a eleição municipal em quatro de outubro, Bi Garcia aposta na avaliação de seu mandato à frente na Prefeitura de Parintins.

“Eu acho que claramente a população vai avaliar muito por trabalho. Teve a onda do Novo e agora se vai analisar o que que se avançou, o que está definido em termos de trabalho, de propostas, de ideias, de planos e eu não tenho dúvida que o trabalho e a história política de cada, aquele que se botar à disposição nessa eleição, terá essa avaliação por parte da população”, assinalou.

Telo Pinto: conversas com a Executiva do PSDB sobre o processo eleitoral
Telo Pinto: conversas com a Executiva do PSDB

 

Telo Pinto

Enquanto o Prefeito de Parintins confirma seu desligamento do PSDB capitaneado no Estado pelo prefeito de Manaus Arthur Neto, já o presidente da Câmara Municipal, Telo Pinto é mais comedido. Em princípio ele não admite pretender sair do PSDB.

Segundo Telo ele tem conversado com as executivas municipal e estadual do partido. Isto se deve ao fato de as eleições para vereadores passaram por mudanças, dentre elas, o fim das coligações partidárias. Pela nova regra os vereadores serão eleitos por partidos, o que torna a eleição mais difícil, obrigando os partidos a formarem chapas com candidatos de bons de votos.

Diferente das eleições anteriores, onde cada partido poderia lançar o equivalente a 200% de candidatos em relação ao número de vagas, nas eleições municipais deste ano, além do fim das coligações para vereadores, também houve uma redução no percentual de candidatos, ou seja apenas 150%.

No caso da eleição para vereador em Parintins, cada partido terá que lançar no máximo 33 candidatos, incluindo aí a cota de 30% destinado as candidaturas de mulheres. “Não é uma eleição fácil, vai ser um pouco difícil”, afirma Telo Pinto.

O fim das coligações nas eleições proporcionais obriga os partidos a lançarem candidatos com bons potenciais de votos.

Telo Pinto nega em princípio que pretenda deixar o ninho dos tucanos. “Desde o ano passado nós estamos conversando com a Executiva estadual do PSDB nesse sentido de avaliar e qual vai ser o melhor quadro”. Ele apontou como outros fatores de conversas, o Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), eliminando o financiamento de campanhas eleitorais pelo setor privado (empresas), as doações e o financiamento coletivo inserido para estas eleições.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Parintins - AM
Atualizado às 23h32
26°
Muitas nuvens Máxima: 31° - Mínima: 25°
28°

Sensação

4.9 km/h

Vento

85.8%

Umidade

Fonte: Climatempo
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas