Terça, 01 de Dezembro de 2020 07:01
92 98856-3549
Geral Moléculas de água

Nasa diz ter encontrado moléculas de água na superfície da Lua

Cientistas não sabem ainda se a água é potável e se ela poderá ser usada como um recurso natural.

26/10/2020 13h20
Por: Redação
 Cientistas já sabem que existe água congelada tanto na Lua, como em Marte — Foto: Nasa
Cientistas já sabem que existe água congelada tanto na Lua, como em Marte — Foto: Nasa

A Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, anunciou nesta segunda-feira (26) uma nova "descoberta emocionante" sobre a Lua. Segundo a agência, foi encontrada água na superfície lunar. Os cientistas ainda não sabem se a água é potável e se ela poderá ser usada como um recurso natural.

A agência explicou que foram detectadas moléculas de água, mas ainda não se sabe o estado. "Muitas pessoas pensam que a detecção que fiz é água em forma de gelo, o que não é verdade. São apenas as moléculas de água – porque estão tão espalhadas que não interagem umas com as outras para formar gelo ou estar na forma líquida", disse Casey Honniball, pesquisadora da Nasa e autora do estudo que confirmou a existência de H20 na Lua.

A Lua não tem corpos de água líquida que são uma marca registrada da Terra, mas os cientistas disseram que a água lunar está mais espalhada, com moléculas de água presas em grãos minerais na superfície.

Nasa pousa em asteroide 'testemunha' da formação do Sistema Solar e ameaça para a Terra

Como são os planos da Nasa para levar a primeira mulher à Lua até 2024

Os pesquisadores usaram dados do observatório Sofia, uma aeronave Boeing 747SP modificada para carregar um telescópio, que mostra uma visão mais ampla do sistema solar e do universo. O observatório detectou moléculas de água na Cratera Clavius, uma das maiores crateras visíveis da Terra.

Suspeitas confirmadas

O astrônomo Cássio Barbosa explica que o anúncio "é uma confirmação direta da existência de água na lua", sobre a qual já existiam suspeitas. "Os métodos anteriores davam margem a dúvidas, ainda que pequenas. Esse resultado é muito mais robusto", disse Cássio.

"A água pode ser usada para abastecer as estações espaciais, mas também pode ser decomposta em hidrogênio e oxigênio. O hidrogênio, quando queima, libera muita energia e pode servir de combustível. Já o oxigênio servirá para manter a atmosfera dessa base lunar". (...) A importância de se descobrir água na lua é estratégica: ela será útil para a colonização da Lua", disse Cássio.

Leia mais em G1

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Parintins - AM
Atualizado às 07h46 - Fonte: Climatempo
24°
Muitas nuvens

Mín. 23° Máx. 30°

24° Sensação
4.3 km/h Vento
77.8% Umidade do ar
67% (12mm) Chance de chuva
Amanhã (02/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (03/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 30°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias