Sexta, 23 de Outubro de 2020
92 991739585
Entretenimento & Cultura Personalidade

Chico da Silva o poeta de Parintins

Chico da Silva é um dos poetas mais importantes de Parintins

15/10/2020 14h20
Por: Redação
Chico da Silva é o maior compositor da Ilha Tupinambarana.
Chico da Silva é o maior compositor da Ilha Tupinambarana.

“Na Ilha Tupinambarana nasceu Parintins que eu vou decantar. Parintins dos parintintin é o nome da tribo deste lugar... ”. A poesia que abre este parágrafo é parte integrante da canção 'Cantiga de Parintins' que o jornalista e músico Fred Góes e o cantor Chico da Silva compuseram quando moravam em São Paulo. A música nasceu a partir da saudade que ambos sentiram da terra natal.

A canção é considerada o segundo hino de Parintins. Francisco Ferreira da Silva, o Chico da Silva, 75, é um dos nomes mais respeitados do samba. Teve suas composições gravadas por Alcione, Martinho da Vila, Fafá de Belém, e é um dos ícones da toada de boi-bumbá do Festival Folclórico de Parintins. O músico gravou discos solo no Rio de Janeiro, nas décadas de 1970 e 1980, mas um problema interrompeu a carreira promissora.

A professora Joana Conceição Prestes, 58, irmã de Chico da Silva, conta que eles eram 13 irmãos. E Chico era um menino de 07 anos, o pai tinha problemas com álcool e foi quando passou a ser criado pela família da professora Joana. “Os pais biológicos eram nordestinos. Ele ganhou da nova família muito amor”, relembra a irmã. Chico da Silva cresceu no centro histórico de Parintins, na Rua Rio Branco. Se tornou o exemplo e orgulho não apenas da família, mas de toda a população. “É uma felicidade muito grande. Deus deu um dom para ele, que é compositor, cantor e de um coração muito lindo e muito grande”, conta.

Professora Joana Conceição, irmã de Chico da Silva. 

 

Chico sempre acreditou em mudar de vida, por meio da música. Os outros, até mesmo parentes, não. Ele entrou em um navio, sem avisar ninguém, foi embora, chegou até o Porto de Santos e, de lá, seguiu para o Rio de Janeiro. A partir dali, a vontade de vencer pela música se tornou ainda maior. Foi quando começou a cantar em bares e botecos da capital fluminense, até explodir como cantor e compositor. Chico participava com frequência de programas de TV como o programa do Chacrinha, Os Trapalhões entre outras. Voltou a Parintins no auge da fama.

“Quando ele chegava em Parintins, nessa época, era muita gente perto dele que a gente quase não conseguia vê-lo. Minha mãe conheceu o Rio de Janeiro, porque ele a levou”, lembra.

Chico da Silva era filho de uma das professoras mais famosas e mais queridas da cidade, Guajarina Prestes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Parintins - AM

Parintins - Amazonas

Sobre o município
Parintins - AM
Atualizado às 18h23 - Fonte: Climatempo
31°
Pancada de chuva

Mín. 24° Máx. 32°

30° Sensação
3.5 km/h Vento
34.8% Umidade do ar
67% (25mm) Chance de chuva
Amanhã (24/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 25° Máx. 30°

Sol com muitas nuvens e chuva
Domingo (25/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias