Sexta, 30 de Outubro de 2020
92 991739585
Eleições 2020 Eleição de 2020

Eleição de 2020 tem maior número de candidatos com mais de 80 e tendência do eleitor em votar na experiência

Essa tendência de optar pela experiência é seguida em Manaus, onde todas as pesquisas realizadas e registradas na Justiça Eleitoral apontam Amazonino Mendes (PODEMOS), com 80 anos, liderando as intenções de votos, no primeiro e segundo turnos.

06/10/2020 10h27
Por: Redação
Foto/crédito: Aguilar Abecassis
Foto/crédito: Aguilar Abecassis

O número de candidatos a prefeito com mais de 80 anos, no Brasil, aumentou 47,98% em relação a eleição passada. Um componente igualmente interessante esse ano, e que tem muito a ver com a idade, é que a experiência dos candidatos tem pesado bastante na escolha do eleitor. Com a diminuição das campanhas de rua, por conta da Covid-19, ajuda muito o fato de ter realizações ainda vivas na memória da população.

Essa tendência de optar pela experiência é seguida em Manaus, onde todas as pesquisas realizadas e registradas na Justiça Eleitoral apontam Amazonino Mendes (PODEMOS), com 80 anos, liderando as intenções de votos, no primeiro e segundo turnos.

Para o eleitor não está fazendo diferença a idade que ele tem, mas a experiência que acumulou e a capacidade de resolução dos problemas da cidade e o que vem pela frente com o agravamento da crise gerada pela pandemia. Seus adversários têm tentado, desde o início da campanha, desqualificá-lo por conta da idade avançada. Mas, quanto mais batem nessa tecla, mais ele cresce nas pesquisas. Como se o eleitor dissesse: é isso mesmo que queremos.

A idade avançada, assunto recorrente entre os adversários de Amazonino, não é sequer cogitada em outros estados ou países, seja porque trata-se de preconceito e tem até nome para isso – ageísmo (discriminação contra as pessoas mais velhas) – ou porque esse não é mesmo nenhum fator impeditivo. “Eu me sinto disposto, com ideias e vontade de trabalhar. Isso é o que importa. Acho muito importante a representação de pessoas mais idosas no pleito, pela experiência que possuem e que podem colocar à disposição da sociedade. É muito feio achar que, por ser idosa, a pessoa é mentalmente incompetente. É deplorável isso”, diz Amazonino.

Representatividade

Na eleição deste ano, são 71 candidatos a prefeito com idade acima de 80. Nessa faixa etária estão também 79 candidatos a vice-prefeitos, dentre eles, Luiza Erundina (PSOL-SP), e mais 646 disputando o cargo de vereador.

O candidato a prefeito mais idoso é o empresário José Braz (PP), de 94 anos. Ele concorre em Muriaé (MG), cidade a 314 km de Belo Horizonte. Em matéria publicada no uol ele confessa que se sente com 40 anos. "A idade não me preocupa. Sou uma pessoa tranquila, trabalhadora. Durmo cedo e acordo cedo", ressaltou.

Braz já ocupou o cargo de prefeito de Muriaé por duas vezes. Amazonino cumpriu três mandatos na Prefeitura de Manaus. Ambos dizem estar de volta, concorrendo nessa eleição, unicamente por vontade própria, por querer contribuir de perto para ajudar suas cidades a superarem os problemas. “Não quero parar, não posso parar. Eu vou passar os 100 anos trabalhando”, garante Braz, na entrevista ao uol. Amazonino segue na mesma linha: “Não posso ficar em casa vendo os problemas da minha cidade, sem fazer nada”, afirmou.

Ambos seguem fazendo campanha com cuidados adicionais por conta da pandemia de Covid-19. A coligação Juntos Podemos Mais, de Amazonino Mendes, tem adotado todas as medidas recomendadas pelos órgãos de saúde à população – evitar aglomeração e uso de álcool em gel e máscaras em todas as reuniões, que têm sido restritas a poucas pessoas.

Amazonino tem investido bastante na relação virtual com os eleitores, pelas suas redes sociais, por onde recebe sugestões e conversa sobre o dia a dia da cidade – no Twitter (AmazoninoAM); no Facebook (AmazoninoAMendes); Instagram (amazoninomendes), YouTube (AmazoninoMendes) e pelo “Zap do Negão” (https://bit.ly/35DVMHM - 92.99304-1919). Ele concorre à Prefeitura tendo como candidato a vice o presidente estadual do PODEMOS, deputado Wilker Barreto.

Eleição nos EUA

Enquanto a idade é ainda um artifício usado em Manaus pelos adversários do candidato que lidera as pesquisas – e que configura preconceito –, nos Estados Unidos parece não haver espaço para isso, na eleição em curso, para presidente.

Na grande potência econômica, com seus 320 milhões de habitantes, ninguém coloca em xeque a capacidade de Joe Biden, candidato democrata de 77 anos, e nem do republicano Donald Trump, aos 74. Caso Biden ganhe a corrida eleitoral, será o candidato mais idoso a ocupar a Casa Branca para um primeiro mandato.

Exigências para concorrer

A Constituição brasileira estabelece como exigências para poder concorrer a um cargo político eletivo: ter nacionalidade brasileira ou se naturalizado; estar em pleno exercício dos direitos políticos; estar alistado na Justiça Eleitoral; ter domicílio eleitoral na circunscrição há pelo menos um ano antes do pleito e ser filiado a um partido político há pelo menos um ano antes da eleição.

Além disso, o candidato deve ter a idade mínima exigida para cada cargo ao qual deseja concorrer – 18 anos para vereador; 21 para deputado estadual e federal, e para prefeito e vice; 30 para governador e vice; 35 para senador, presidente e vice. Não há idade máxima.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Parintins - AM
Atualizado às 06h57 - Fonte: Climatempo
24°
Pancada de chuva

Mín. 24° Máx. 30°

24° Sensação
12.8 km/h Vento
60.4% Umidade do ar
90% (30mm) Chance de chuva
Amanhã (31/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens e chuva
Domingo (01/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 30°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias