Quarta, 30 de Setembro de 2020
92 991739585
Geral Investigação

Defensoria Pública do Estado apura dano coletivo na prestação do serviço de fornecimento de água em Parintins

Procedimento para Apuração de Dano Coletivo (PADAC) foi instaurado nesta terça-feira, 1, após relatos de desabastecimento

02/09/2020 10h31
Por: Alan Chagas
Foto: Clóvis Miranda/DPE-AM
Foto: Clóvis Miranda/DPE-AM

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) no Polo do Baixo Amazonas instaurou Procedimento para Apuração de Dano Coletivo (PADAC) a fim de averiguar a qualidade do serviço de fornecimento de água prestado à população de Parintins pela autarquia municipal Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). A apuração se dá após uma série de relatos de moradores do município sobre falhas e desabastecimento. 

De acordo com a portaria de instauração do PADAC, a Defensoria deverá encaminhar ofício à SAAE, requerendo o acesso ao histórico de interrupções no fornecimento de água à população de Parintins no período de 1 de março de 2020 até 31 de agosto deste ano. A DPE-AM requer também a elaboração e implementação de um plano de regularização da prestação do serviço de água à população do município, incluindo cronograma a ser divulgado perante a população consumidora. 

Para instaurar o procedimento de apuração, a Defensoria levou em consideração relatos da população amplamente noticiados pela imprensa local, dando conta de problemas na prestação do serviço de água pela autarquia municipal, o que, em tese, vem acarretando inúmeros prejuízos de ordem sanitária e de preservação da higiene dos munícipes em contexto de pandemia.  

A Defensoria também leva em conta que, em julho, expediu ofício à SAAE, solicitando informações e resoluções referentes às falhas no fornecimento de água, não tendo havido, aparentemente, regularização do serviço para a população consumidora.

A DPE-AM considera ainda que nos meses de julho e agosto houve relatos massivos e recentes de piora na oferta do serviço de fornecimento de água, apesar de a autarquia ter apresentado previsão de cronograma de reparos em equipamentos da empresa.  

A portaria que instaura o procedimento de apuração é assinada pela defensora pública Gabriela Gonçalves e pelo defensor público Gustavo Cardoso. 

O Polo do Baixo Amazonas tem sede em Parintins e atende também os municípios de Barreirinha, Nhamundá e Boa Vista do Ramos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Parintins - AM

Parintins - Amazonas

Sobre o município
Parintins - AM
Atualizado às 18h12 - Fonte: Climatempo
32°
Pancada de chuva

Mín. 23° Máx. 34°

31° Sensação
11.9 km/h Vento
25.4% Umidade do ar
90% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (01/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sexta (02/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias