Sábado, 08 de Agosto de 2020
92 991739585
Política Câmara Municipal

Câmara aprova pedido do vereador Beto Farias para Consulta Pública sobre realização do Festival em novembro

Mesmo que ainda não se tenha provado a viabilidade do mesmo quanto as normas de segurança contra o novo Coronavirus, o fato é que muitos torcedores e brincantes se posicionam contrários a realização do evento em período pandêmico.

30/07/2020 08h28
Por: Assessoria
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Por unanimidade, Câmara municipal aprova a Consulta Pública sobre a realização do Festival Folclórico no mês de novembro. Nadando contra a corrente, após cancelamentos de grandes festas populares como Revellion do Rio de Janeiro e São Paulo, bem como adiamento do Carnaval de 2021, os presidentes dos Bois bumbás insistem na divulgação na realização do evento nos dias 6,7 e 8 de novembro, quase cinco meses após a data oficial no mês de junho.

Mesmo que ainda não se tenha provado a viabilidade do mesmo quanto as normas de segurança contra o novo Coronavirus, o fato é que muitos torcedores e brincantes se posicionam contrários a realização do evento em período pandêmico.

Na manhã desta terça-feira (28/070, o vereador Beto Farias (Republicanos) apresentou Indicação à Prefeitura Municipal a criação de Consulta Pública sobre realização do festival em no mês de novembro. A consulta pública permite que a população dê sua opinião sobre a realização da festividade, pois há uma grande preocupação de um novo surto de contagio do covid-19, por se tratar de um evento que atrai pessoas de todas as regiões do pais.

“Esta Consulta Pública tem como finalidade saber da população a sua opinião da realização do evento, pois ela pode ser a maior prejudicada em todo esse contexto. A decisão dos presidentes que querem que tenha o festival no mês de novembro retrata que, hoje, estamos vendo a irresponsabilidade, pois vimos agora um patrimônio do boi Garantido ser leiloado para pagar contas de mazelas das diretorias que passaram. Isso tem sido o retrato da irresponsabilidade de gerir o dinheiro da cultura, esquecendo a sua principal finalidade, a cultura do povo. E, Caprichoso vem aí não diferente com leilões dos seus patrimônios. Isso é vergonhoso! Ter um patrimônio arrematado por um grupo privado e ainda ser comemorado como aconteceu na última semana pelo presidente do boi Garantido. Isso é humilhante para os sócios da agremiação” disse o parlamentar.

O documento apresentado teve como justificativa a falta de condições de segurança de saúde da população para realização do evento. “Hoje, as associações dos Bumbás divulgam a realização do evento para o mês de novembro, nos dias 6, 7 e 8, mesmo que ainda não se tenha à disposição da população vacina contra o novo Coronavirus até a referida data, colocando em risco a população. É um evento que atrai pessoas de todas as regiões do país. Hoje, muitos parintineses, torcedores se posicionam contrários à realização do evento, por medo de um novo surto de contagio do covid-19, pois não tem como haver um evento do porte do festival folclórico sem que haja aglomeração”, argumentou.

O vereador ainda mostrou a indignação de muitos torcedores e sócios frente a paralização das atividades sociais dos Bumbás, como a escolinha de artes. “A cultura ela valoriza os cidadãos. Mas, o que vemos é milhes e milhes sendo desviados do seu real propósito de incentivar projetos sociais que, hoje, estão praticante a zero. Isto é vergonhoso para as diretorias que já passaram e as atuais que não estão levando a sério o trabalho de décadas para se chegar ao nível que chegou o Festival”, finalizou o vereador.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Parintins - AM
Atualizado às 05h28 - Fonte: Climatempo
24°
Poucas nuvens

Mín. 23° Máx. 35°

24° Sensação
9.9 km/h Vento
59.6% Umidade do ar
0% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (09/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens
Segunda (10/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 35°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias