Sábado, 08 de Agosto de 2020
92 991739585
Educação Região Quilombola

Barreirinha dispõe atendimento especializado na educação municipal da região Quilombola

O espaço localizado no ginásio poliesportivo Eduardo Braga, foi criado com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, do Ministério da Educação, tendo por objetivo atender os profissionais atuantes nas escolas do território quilombola do município.

27/07/2020 12h41 Atualizada há 2 semanas
Por: Assessoria
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (SEMED), aprimorando a educação de Barreirinha, inaugurou o Setor de Educação Escolar Quilombola, na última terça-feira (21/07). O espaço localizado no ginásio poliesportivo Eduardo Braga, foi criado com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, do Ministério da Educação, tendo por objetivo atender os profissionais atuantes nas escolas do território quilombola do município. A atitude do poder executivo municipal é voltada para fortalecer a educação nestas localidades, um ato pioneiro dentre os demais municípios do interior do Amazonas.

O Setor de Educação Escolar Quilombola abrange a rede municipal de ensino nos cinco quilombos localizados na região rural de Barreirinha: São Pedro, Boa Fé, Trindade, Ituquara e Santa Tereza do Matupiri. Estas localidades possuem uma estrutura com cinco escolas, onde trabalham cerca de 44 professores, que lecionam para mais de 470 alunos remanescentes dos quilombolas.

Dentro das perspectivas a serem conduzidas neste setor especial, a meta é cuidar da parte pedagógica nos quilombos, instruindo gestores, pedagogos e professores para a efetivação de uma educação específica, pensando na memória, história, ancestralidade, cultura e território, inserindo esses aspectos nas disciplinas tradicionais do cotidiano escolar.

Nesse contexto também há a contribuição dos líderes do movimento afrodescendente, como o presidente da Federação dos Quilombolas, Tarcisio Castro. “Antes não tínhamos essa identificação e com esse trabalho é muito importante ter a atenção pedagógica dos quilombolas. To vendo essa mudança nas comunidades quilombolas, pois é uma oportunidade de nossas crianças conhecerem suas origens e ter como base a história do povo afro-brasileiro”, ressaltou.

Para Edicleuza Ribeiro, historiadora e responsável pelo Setor, a iniciativa irá possibilitar melhor orientação, acolhimento e resolução dos problemas voltados a realidade escolar de cada quilombo. “Nossas escolas dos quilombos seguem o mesmo calendário da sede municipal e de comunidades de terra firme, além disso é importante frisar que com a inclusão deste setor estamos priorizando a valorização, resgate e permanência da cultura afro-brasileira, possibilitando o fortalecimento dos remanescentes, além de buscar e preparar nossa clientela de alunos para vivências dentro e fora dos quilombos” , frisou a historiadora.

Os direcionamentos técnicos fornecidos pelo departamento ficam a cargo de profissionais especializados, com formação voltada para os estudos étnico-raciais. Para fortalecer ainda mais o conhecimento sobre a área, estes serão submetidos a orientação de uma profissional de antropologia, necessária para compreender ainda mais o cotidiano e a realidade do grupo étnico.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Barreirinha - AM

Barreirinha - Amazonas

Sobre o município
Parintins - AM
Atualizado às 21h24 - Fonte: Climatempo
33°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 35°

36° Sensação
9.1 km/h Vento
46.5% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (09/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens
Segunda (10/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias