Segunda, 16 de Maio de 2022
28°

Muitas nuvens

Parintins - AM

Poder Marcelo Ramos

Decreto do IPI mata empregos e economia do AM mas não reduz preços

Não fui eleito para bajular governos, mas sim para defender os interesses do meu estado e dessa missão não me desviarei.

21/04/2022 às 23h07
Por: Redação
Compartilhe:
Reprodução
Reprodução

O governo federal publicou em 25 de fevereiro decreto que reduziu em 25% o IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados com o argumento de que buscava baixar os preços dos carros e eletrodomésticos. Somos a favor, mesmo porque a nossa Zona Franca de Manaus não produz estes itens. Tanto que o próprio presidente da República e o ministro Paulo Guedes se comprometeram com lideranças do Amazonas em excluir os bens produzidos na ZFM para não minar a competitividade do modelo.             

Mas, na calada da noite, em pleno feriado, o governo quebra o acordo com os amazonenses e torna permanente o decreto que acaba com 500 mil empregos diretos e indiretos na ZFM e reduz drasticamente a receita do estado e dos municípios do Amazonas, que tem no ICMS 90% da sua arrecadação, com o que que paga o funcionamento dos hospitais e escolas, que leva o asfalto e dignidade aos que mais precisam da assistência social.    

Mas, como já há alertado, o decreto do IPI não reduziu os preços. O IPCA, índice oficial de inflação do governo, mostra que bens como geladeira, máquina de lavar, fogão e carros continuaram subindo de preços nos dois últimos meses pressionando a inflação. Economistas dizem que redução do IPI se dilui na cadeia e não chegou ao consumidor porque os preços dos combustíveis e matérias-primas seguem pressionando custos.  

Não nos restou alternativa senão recorrer à Justiça. No dia seguinte à publicação do decreto, protocolei no Ministério Público Eleitoral representação contra o presidente por prática de conduta vedada ao conceder benefício em ano eleitoral sem contrapartida. Uma luta que deve unir a todos: pelo direito dos amazonenses de sustentar suas famílias com o suor do seu trabalho. Não fui eleito para bajular governos, mas sim para defender os interesses do meu estado e dessa missão não me desviarei.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Marcelo Ramos
Marcelo Ramos
Sobre Marcelo Ramos Rodrigues (PL-AM) é advogado, Deputado Federal e vice-presidente da Câmara dos Deputados. Foi vereador e deputado estadual no Amazonas.
Parintins - AM Atualizado às 13h06 - Fonte: ClimaTempo
28°
Muitas nuvens

Mín. 25° Máx. 30°

Ter 32°C 23°C
Qua 28°C 22°C
Qui 29°C 21°C
Sex 28°C 20°C
Sáb 31°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias