Quarta, 08 de Julho de 2020
92 98469-0313
Entretenimento & Cultura Festa Online

Touro Preto celebra 82 anos com festa online nesta quarta-feira (24)

O evento virtual também tem o caráter solidário, e os torcedores poderão realizar doações durante a transmissão

24/06/2020 15h03
Por: Assessoria
Fotos: Clemente Valente
Fotos: Clemente Valente

Para comemorar 82 anos de fundação, o Touro Preto, de Barreirinha/AM (distante cerca de 300 km de Manaus), realiza nesta quarta-feira (24), dia de São João Batista, uma live especial no Facebook, no perfil do próprio bumbá. A festa online, que inicia às 19 horas, também tem o caráter solidário, e os torcedores poderão realizar doações durante a transmissão. Os donativos serão destinados às famílias carentes da cidade. 

A festa foi idealizada pelos sócio-torcedores do bumbá, e conta com a parceria da Prefeitura Municipal que cedeu uma das salas de convivência do Touródromo (espaço dedicado à apresentação dos touros) para a realização do evento. A fim de evitar aglomerações, apenas a banda, itens, e a equipe de transmissão estarão presentes no local. 

O elenco contará com a presença dos itens oficiais Andrei Gomes (Levantador de Toadas), Emelly Beltrão (Sinhazinha da Fazenda), Amarildo Silva (Amo do Boi), Larissa Simões (Rainha do Folclore), Aysha Victória (Cunhã-poranga), Jhonerson Marques (Tripa) e James Tony (Pajé). Os demais itens, como Marcos Felipe (Apresentador) e Tayrine Beltrão (Porta-estandarte), participarão de forma remota, por meio de vídeos durante a live.

O levantador de toadas, Andrei Gomes, afirma que o repertório será o grande diferencial do evento. “A ideia é revivermos juntos grandes momentos da nossa história, por isso preparamos uma festa que reúne os maiores sucessos do Touro Preto, das antológicas até mesmo toadas inéditas para esta temporada”, afirma. 

Solidariedade: 

Durante live, os torcedores poderão doar alimentos e valores em dinheiro, que serão repassados às famílias em situação de vulnerabilidade social que residem na cidade. Uma equipe atuará de forma exclusiva para arrecadar os mantimentos. O sócio-torcedor, Ítalo Beltrão, lembra que a pandemia atingiu muitos lares e o Touro Preto busca amenizar, na medida do possível, a situação. "Sabemos que não está sendo fácil para ninguém, em especial para os pais de família que deixaram de trabalhar, e que tiveram que se adaptar ao momento. Contamos com essa corrente solidária de nossos amigos e tenho certeza que a arrecadação será positiva", declarou.

História:

Fundado no dia 13 de junho de 1938, em um pequeno vilarejo da zona rural de Barreirinha chamado Vila Nova, o Touro Preto é a obra prima de Paulo dos Santos Beltrão, pescador que deu vida ao bumbá das cores azul e branca do município. Na época, conforme relatos da velha-guarda azulada, os brincantes eram convidados a abrilhantar as noites juninas da cidade. Mais tarde, Paulo Beltrão migrou para a zona urbana e fez morada no bairro de Santa Luzia, onde até hoje se localiza o reduto azul de Barreirinha.

Nomes como Edson Tavares Beltrão, Evandro Tavares Beltrão, João Teixeira da Cruz, Antenor Tavares Leite, Manoel Segundo da Silva, Germano Moreira Marinho, Edgar Gonçalves dos Reis, Antônio Marinho Dutra, Antônio Belchior Cabral Filho, José da Silva Maia, Benedito Patrocínio Gomes, Taurino da Silva Maia, Eustáquio de Albuquerque Vilas Boas, Vicente Sampaio, Francisco da Silva Manoel Teixeira da Cruz, Vicente Pereira e Manuel Vilas Boas, são co-fundadores do bumbá, que ajudaram Paulo Beltrão a materializar o sonho no final dos anos 30. 

Atualmente, o bumbá soma 5 títulos do Festival Folclórico de Barreirinha, com 4 conquistas consecutivas.

Texto: Marcos Felipe

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Barreirinha - AM

Barreirinha - Amazonas

Sobre o município
Parintins - AM
Atualizado às 04h35 - Fonte: Climatempo
25°
Muitas nuvens

Mín. 23° Máx. 33°

25° Sensação
7.5 km/h Vento
72.7% Umidade do ar
80% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (09/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sexta (10/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias