Segunda, 16 de Maio de 2022
27°

Muitas nuvens

Parintins - AM

Geral Despedida

Lanchinha era fã de Bi Garcia, apaixonada pelo Garantido e irmã de Dora, fanática torcedora do Caprichoso

Maria do Carmo, a Lanchinha, reúne histórias engraçadas de amor ao boi Garantido, dedicação política ao acompanhar Bi Garcia e irmã de uma diretora do Boi Caprichoso

15/01/2022 às 16h37 Atualizada em 17/01/2022 às 01h27
Por: Redação
Compartilhe:
Lanchinha era fã de Bi Garcia, apaixonada pelo Garantido e irmã de Dora, fanática torcedora do Caprichoso

Carlos Alexandre – CNA7
[email protected]

Parintins (AM) - Maria do Carmo Pereira Marinho, 69, não aguentou a partida do marido Dirley Alberto Oliveira Marinho, ocorrida na última quinta-feira (13/01), e, neste sábado (15/11) resolveu acompanhá-lo. Lanchinha, como era conhecida, é um exemplo de fidelidade, amor e jamais foi de ficar em cima do muro, seja no boi-bumbá ou na política partidária. Por suas paixões ela desafiava, brigava, argumentava e não levava desaforo pra casa.

Edna Maria Mendonça de Souza Marinho, nora de Lanchinha, lembra que dentre as muitas histórias e relatos ficam marcados para o povo de Parintins sua dedicação ao boi da baixa do São José, o respeito aos familiares e a fidelidade política ao amigo Bi Garcia. “Era lindo o amor e a paixão que ela tinha pelo boi-bumbá Garantido e pelo Dirley Alberto que foi o amor da vida dela”.  “Outro detalhe, que é inesquecível, era a paixão pelo Bi Garcia. Ela era uma das “bietes” mais animadas, ferrenha mesmo, pontual nas caminhadas vestida de Bi Garcia, pegava as bandeiras e fazia vestidos, ela lançava moda nas campanhas do Bi Garcia”, lembra Edna.

Lanchinha era mulher incrivelmente feliz, animada, temente a Deus e devota da padroeira de Parintins, Nossa Senhora do Carmo. Para ela nunca tinha tempo ruim e sempre que podia ajudava seu próximo. Neste plano, a missão dela sempre foi muito linda. Ela formou muitos cidadãos como professora do Colégio Nossa Senhora do Carmo e depois que se aposentou continuou servindo a população  na área da saúde como diretora da Unidade Básica de Saúde, Waldir Viana, no bairro São Benedito.

O prefeito de Parintins, Bi Garcia, a saber da morte da amiga e uma fã apaixonada ocorrida nesta madrugada, no Pronto Socorro 28 de agosto, lamentou sua passagem. “Perdi uma amiga querida que sempre esteve presente em nossas jornadas. Durante a sua estada no hospital Jofre Cohen, recebeu o carinho e atenção de todos. Estamos todos tristes. Que a sua passagem seja de luz. Aos familiares, parentes e amigos, externo o meu profundo pesar, pedindo a Deus que conforte o coração de todos”, disse.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Frank Bi Garcia (@frankbigarcia)

O corpo de Lanchinha foi velado na cidade Garantido e será sepultado no fim da tarde deste sábado no cemitério São José. “Somos muitos gratos ao prefeito Bi Garcia por tudo o que ele fez por ela em vida e depois que ela partiu ele continuou fazendo por ela”, agradeceu Edna.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Boi Bumbá Garantido (@boigarantido)

Boi Garantido

Maria do Carmo Pereira Marinho era seu nome de batismo mas passou a ser chamada de Lanchinha porque com frequência levava lanche para os trabalhadores dos galpões do boi Garantido. Ao lado de Sol Cohen e de Graça Faria formavam as comadres do bumbá vermelho e branco e colecionaram histórias engraçadas, hilárias e de muita paixão e fanátismo ao boi da Baixa de São José.

As comadres Lanchinha, Sol Cohen e Graça Faria 

Em 2006, o Boi Caprichoso ensaiava com o Garantido no curral Lindolfo Monteverde para um show que seria realizado fora do estado do Amazonas. Quem teve a ideia de levar o Caprichoso no território do Garantido, certamente não entendia a rivalidade dos bumbás. A história foi contada pela imprensa e revoltou as comadres. Sol Cohen, Graça Faria e Lanchinha se reuniram e no dia seguinte, novamente o Curral do vermelho e branco estava na mídia. As comadres reuniram sal grosso, água benta e vários tipos de banhos para “desinfetar o curral”. Lanchinha liderou o grupo de senhoras do que chamaram na época de puxirum de limpeza e descarrego.

 

Pelo bumbá vermelho as comadres já foram até presas. A própria Lanchinha contou a história numa publicação na página do boi Garantido em 16 de abril de 2015. “E quando eu e a Sol fomos presas!? Égua! A gente só queria construir o muro do Curral. E aí decidimos fazer a 'Campanha do Tijolo'. Quem tivesse simpatia pelo Garantido, trazia um tijolo para ajudar. O Paulinho (Faria) falou no programa e em questão de hora começou a aparecer tijolo de todo lado, eu e a Sol lá recebendo, empolgadérrimas! Aí parou um pouco e nós fomos pro escritório. De repente aparece o oficial dizendo que era pra gente ir na delegacia. Quando a gente chegou lá, o delegado mandou a gente devolver tudo porque já tinha gente tirando tijolo da casa dos outros! Tu já pensaste?!”.

O figurinista do Boi Caprichoso, Tarcísio Gonzaga, iniciou sua carreirinha no Boi Garantido e foi inserido no Festival de Parintins por Lanchinha. Emocionado ele agradeceu pelos conselhos e por sempre incentivar a se manter atuando na festa dos bumbás. “Como será difícil não ter mais as tuas ligações sempre me incentivando e me dando força p continuar sendo alguém melhor, seus conselhos, sua alegria ficarão eternamente guardados nas minhas lembranças. Obrigado por sempre acreditar no meu trabalho, obrigado por ter me inserido no festival folclórico de Parintins, serei eternamente grato a você por este feito em minha vida”, agradeceu.

Irmã Caprichoso

Como Parintins é terra de contrastes quis Deus que Lanchinha tivesse dentro de casa uma contrária ao mesmo nível dela, apaixonada pelo seu boi, no caso o Boi Caprichoso. Maria Lanchinha era irmã de Maria Auxiliadora Pereira e Silva, a Dora, diretora do Curral Zeca Xibelão. Dora é tão apaixonada pelo Boi Caprichoso que mesmo em suas férias não deixa de estar na casa azul e branca.

Neste sábado, o caminho tradicional que percorre todos os dias foi diferente, pela primeira vez ela trocou o curral azul pelo curral vermelho para acompanhar o velório da irmã. Dora está abalada, não conseguiu dormir nesta madrugada com a partida de Lanchinha.  A filha de Dora, Fernanda Karoline, 38, conta que ao se encontrarem os Xavecos não faltavam. As duas jamais visitaram o curral do boi contrário. “Quando nos encontravam na casa da vovó a diversão eram as duas que uma não queria perder pra outra e ficava aquela discussão entre Caprichoso e Garantido. A rivalidade era muito grande, mas sempre respeitosa”, conta.

Uma rosa vermelha, uma comadre, dona de um humor inconfundível e de dedicação aquilo que acreditava. Seu encontro está marcado no firmamento ao lado de seu eterno amor Dirley Alberto que juntos cantarão suas melhores toadas do Boi Garantido. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Parintins - AM
Parintins - AM
Sobre o município
Parintins - AM Atualizado às 11h05 - Fonte: ClimaTempo
27°
Muitas nuvens

Mín. 25° Máx. 30°

Ter 32°C 23°C
Qua 28°C 22°C
Qui 29°C 21°C
Sex 28°C 20°C
Sáb 31°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias