Segunda, 17 de Janeiro de 2022
30°

Pancada de chuva

Parintins - AM

Política REVÉS

DEMORALIZAÇÃO EM DOIS ATOS

Exército não voltou atrás nas diretrizes seguindo a ciência que tanto Jair Bolsonaro despreza e nem respondeu ao desafio do diretor-presidente da Anvisa

10/01/2022 às 23h02
Por: Eduardo Gomes
Compartilhe:
Presidente sofre dois golpes, numa clara demosntração de falta de unidade em torno de suas bravatas
Presidente sofre dois golpes, numa clara demosntração de falta de unidade em torno de suas bravatas

O presidente Jair Bolsonaro (PL) sofreu em dois dias, dois golpes no campo em que julga estar submisso a ele.

O primeiro foi as diretrizes fixadas pelo comandante do Exército para o retorno presencial dos militares aos quartéis, exigindo dos subordinados vacinação, uso de máscaras, distanciamento social e a proibição disseminação de fake News, o qual o Presidente é um dos expoentes.

O segundo foi a nota assinada pelo diretor-presidente da Anvisa, o contra-almirante reformado e médico, Antônio Barra Torres, exigindo apresentação de provas sobre supostas corrupções na Agência ou caso contrário, retratação pública.

No primeiro caso, o das diretrizes assinadas pelo comandante do Exército, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, Bolsonaro esperneou, cobrou do Ministro da Defesa, general Braga Neto que o comandante do Exército divulgasse nota desdizendo as diretrizes. De nada adiantou os esperneios do presidente que constitucionalmente é o Chefe das Forças Armadas. As explicações do Exército não vieram. Bolsonaro teve que engolir à seco a confrontação do General.

Em relação a Anvisa, a manifestação de Antônio Barra Torres foi mais incisiva. Ao refutar as aleivosias verbais de Bolsonaro em uma nota elegante, mas dura e contundente, o Diretor-Presidente da Anvisa fez algo inédito por parte de um militar dirigente de um órgão federal. Confrontou abertamente Bolsonaro, exigindo dele provas ou retratação pública.

Depois de quase 48 horas da divulgação da nota (sábado à noite), somente nesta segunda-feira em uma entrevista Bolsonaro foi instado a falar do assunto. Classificou a nota de Barra Torres de “carta agressiva”. Não apresentou provas e nem se retratou, atitude inimaginável em se tratando de Jair Bolsonaro.

Esquece Bolsonaro que foi ele quem levantou suspeitas de corrupção. Sua fala foi veiculada pela mídia de todo o País. E não foi somente a mídia, mas o próprio Presidente em sua live semanal que levantou suspeita.

Os dois episódios expõem um fato. Bolsonaro não possui apoio integral de militares, apesar dos mimos direcionados à classe, como a única categoria beneficiada com a Reforma da Previdência e acumulação de salários acima do teto.

Barra Torres que em meados de 2021 ainda acompanhava as sandices do Presidente em relação a Pandemia, mudou de posição. Foi ele que em depoimento em maio do ano passado confirmou a suspeita que os gabinetes do ódio (ala ideológica) e o Paralelo, queriam a pedido de Bolsonaro mudar a bula do hidroxicloroquina para tratamento da Covid-19, contrariou o presidente com a aprovação da Anvisa da vacina Coronavac, adquirida pelo seu adversário, o governador de São Paulo, João Dória e mais recentemente a recomendação para a vacinação de crianças de 5 a 11 anos de idade.

Nos dois casos, Bolsonaro foi solenemente desmoralizado, guindado à condição de um chefete digno de uma república bananeira.

Esquece o Presidente que fora do seu cercadinho e dos gabinetes das alas ideológicas, há vidas inteligentes e sensatas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Jogo do Poder
Jogo do Poder
Sobre Tudo sobre os Bastidores do Poder e da Política na ótica do Jornalista Eduardo Gomes.
Parintins - AM Atualizado às 18h03 - Fonte: ClimaTempo
30°
Pancada de chuva

Mín. 24° Máx. 30°

Ter 31°C 24°C
Qua 29°C 23°C
Qui 30°C 23°C
Sex 31°C 24°C
Sáb 32°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias
.pos-ads-popup { position: relative; } .ads-popup:before { content: none; }